Compartilhe este texto

MPF investiga atendimento a indígena espancado até a morte em Manaus

Por Portal Do Holanda

01/03/2024 18h30 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar o atendimento ao indígena Tadeo Kulina, que morreu após ser espancado em Manaus. Ele veio a Manaus acompanhar a esposa que faria uma cirurgia de parto cesariano.

Os dois chegaram na capital amazonense no dia 1º de fevereiro e foram encaminhados direto para a maternidade Ana Braga. A transferência foi realizada pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM). 

No entanto, a maternidade entrou em contato com a Casa de Saúde Indígena (Casai) de Manaus, no dia 7 de fevereiro, para informar que a mulher estava sem acompanhante. Um Boletim de Ocorrência sobre o desaparecimento de Tadeo foi registrado na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), mas ele só foi identificado após o Instituto Médico Legal (IML) ser acionado para remover o corpo no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio.

De acordo com o MPF, foram solicitadas informações aos órgãos de saúde que atenderam os indígenas. Além disso, estão previstas oitivas para apurações necessárias. No entanto, as investigações sobre a morte de Kulina serão feitas pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas