Ministério do Meio Ambiente e Ipaam oferecem curso de sustentabilidade

Por Portal do Holanda

11/11/2014 16h10 — em Amazonas

Pela primeira vez em Manaus será oferecido o curso “Sustentabilidade na Administração Pública”, ministrado pelo Ministério do Meio Ambiente, com o apoio institucional do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas. O curso começa nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, e segue até sexta-feira, das 8h às 18h, realizado na Escola do Legislativo, localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.950, Bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul.

O objetivo da capacitação é promover a responsabilidade socioambiental nos órgãos públicos. Participam os servidores de órgãos ou entidades da administração pública, previamente inscritos.
 
O curso é uma iniciativa do programa Agenda Ambiental na Administração Pública, que pretende estimular a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental e a mudança de atitude nos órgãos públicos. Os cursos ministrados pelo país também têm o objetivo de reforçar a implantação do programa nas instituições.

“A A3P é uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo. O local de trabalho é um ambiente que requer consciência sobre o uso de recursos naturais e bens públicos. O programa ensina a usá-los de forma econômica e racional e também estimula a gestão adequada dos resíduos e a realização de compras sustentáveis”, explica a secretária de Articulação Institucionial e Cidadania Ambiental”, Regina Gualda. 

O curso foi trazido para Manaus com o apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas que participa do Programa A3P desde sua criação, reconhecimento que resultou na conquista do certificado Selo Verde de Sustentabilidade, conferido pelo MMA em setembro deste ano.
 
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas se destaca na coleta seletiva de todos os materiais gerados com o funcionamento do Instituto. Uma ilha de coleta seletiva existe na área externa do Instituto com a finalidade de abrigar os resíduos para serem levados pelo sistema de coleta seletiva da Prefeitura de Manaus uma vez por semana.

O Ipaam ainda centralizou o sistema de impressão que possibilitou a redução de mais de 40% nas despesas com papéis e cartuchos de tinta. Outra medida foi a descentralização do sistema de iluminação que permite o desligamento das lâmpadas em cada sala e em cada corredor, reduzindo o consumo energético. Também possui uma estação de tratamento de esgoto desde 2009.

Ainda procura efetuar suas compras e contratação de serviços de empresas que estejam ambientalmente regularizadas e primem por critérios de sustentabilidade em suas gestões.

Segundo o presidente do Ipaam, Antonio Ademir Stroski, atitudes e processos sustentáveis são urgentes e cada órgão deve fazer a lição de casa. “Por isso nos empenhamos em trazer este curso para Manaus para multiplicar ações que possam tornar as administrações públicas mais sustentáveis, consolidando os objetivos do Ipaam e do Ministério do Meio Ambiente, enquanto órgãos ambientais”, disse o presidente.

Ele relata que a idéia do curso surgiu no momento da participação da gerente de educação ambiental do Ipaam, Therezinha Aleixo, em uma das edições do curso realizada este ano pelo MMA em Belém (PA). “Ao trazer o curso para Manaus, as instituições e seus técnicos não têm despesa para participar”, completou Stroski

O presidente anunciou que um Decreto estadual está sendo formatado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas para que todos os órgãos estaduais implantem a Agenda A3P em suas dependências.

O Curso de Sustentabilidade na Administração Pública também será ministrado pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental na cidade do Rio de Janeiro (5 a 7 de novembro), em São José dos Campos/SP (19 a 21 de novembro) e em Natal/RN, data a confirmar.