Programa SOS Vida completa seis anos com maior capacidade de atendimento

Por Portal do Holanda

11/11/2014 16h14 — em Amazonas

Removendo em média 16 mil pacientes por mês, 13 mil acompanhantes em vans, além das oito mil remoções realizadas em suas ambulâncias após a Prefeitura de Manaus entregar no dia 9 de outubro uma nova frota com 17 veículos, o programa Serviço de Transporte Sanitário comemora seis anos de atividades prestadas à população.

O atendimento é para o transporte de pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas, sem caráter de urgência e emergência, em tratamento continuado e que precisem de consultas ou outros procedimentos em saúde. São usuários em tratamento de quimioterapia, radioterapia, fisioterapia, hemodiálise, pacientes transplantados, com problemas ortopédicos e paraplégicos que necessitam trocar sonda, entre outros casos que são transportados pela Prefeitura de Manaus.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, destaca a importância do serviço, que antes da nova frota entregue pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, atendia 5.325 pacientes cadastrados, realizando em média seis mil remoções por mês. A remoção inclui o transporte do paciente até o local do tratamento e de volta até a residência, junto ao acompanhante quando há necessidade.

“É um trabalho essencial que beneficia pessoas que realmente precisam e que é vital para garantir a continuidade do tratamento do paciente, assegurando o acesso aos serviços de saúde”, ressalta Homero de Miranda Leão.

Segundo o gerente-geral do Samu, onde o SOS Vida é inserido, o médico Ruy Abrahim, atualmente, o SOS Vida possui duas bases descentralizadas, sendo uma na zona Centro-Sul e outra na zona Centro-Oeste da cidade, com um total de 115 servidores. O agendamento é realizado pelos telefones 3637-7777 ou 0800-092-0192, conforme disponibilidade de vagas.