Ministério da Defesa afirma que caos na saúde de municípios do AM preocupa

Por Portal do Holanda

21/01/2021 7h42 — em Amazonas

Cilindros não chegam em sua totalidade - Foto: Jander Robsom/Portal do Holanda

Manaus/AM - O Ministério da Defesa manifestou na noite dessa quarta-feira (20), preocupação com a situação de algumas cidades no Amazonas que continuam com a situação de oxigênio crítica nos hospitais.

Coari, Itacoatiara e Tabatinga ainda não receberam cilindros suficientes para normalizar o abastecimento nas unidades e o risco de novas mortes ainda assola pacientes e profissionais de saúde.

Os municípios de Manacapuru, Nhamundá, Itacoatiara e Parintins também estão sendo monitorados. Assim como Coari, Manacapuru foi uma das cidades do interior que mais registrou óbitos pela falta de oxigênio nos últimos dias.

A crise que se instaurou no Amazonas, também chegou ao Pará em cidades que fazem fronteira com o Amazonas como Faro, onde morreram sete pessoas da mesma família porque não havia cilindros de oxigênio no único hospital da cidade.

Com o avanço da covid-19 em território brasileiro, os militares temem que a nova cepa amazônica seja disseminada e casos como o colapso no sistema de saúde de Manaus se repitam em outros estados.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas