Compartilhe este texto

Doria envia 250 bolsas de plasma para tratamento de Covid-19 em Manaus

Por Portal Do Holanda

21/01/2021 8h50 — em
Amazonas


Governador anunciou, no início desta semana, doação de 50 mil doses da Coronavac ao Amazonas. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O governador de São Paulo João Doria anunciou nessa quarta-feira (20) que enviará 250 bolsas de plasma convalescente para tratamento de pacientes com Covid-19 em Manaus.

Um carregamento de 150 bolsas já foi enviado à capital, e outro de 100 deve chegar nesta quinta-feira (21). O transporte ficou a cargo do Instituto Butantan.

“É um volume expressivo de sangue para atender pacientes graves e que estão internados. Com essa quantidade de sangue, poderemos ajudar a salvar vidas em Manaus. Essa é mais uma atitude solidária do Governo do Estado de São Paulo para os manauaras e para a população amazônica”, disse Doria, que também fez um apelo para a doação de sangue no Estado.

O material foi fornecido pelos hemocentros da Fundação Pró-Sangue, Ribeirão Preto, Campinas, Colsan e do Hospital Israelita Albert Einstein. O objetivo desta ação de captação de plasma convalescente é evitar que os pacientes com Covid-19 evoluam para uma fase grave da doença.

Ao contrair Covid-19, o paciente cria anticorpos em seu sistema imunológico para combater o vírus. O plasma convalescente, rico em anticorpos, pode ser coletado de uma pessoa recuperada da doença e depois transfundido para pacientes que ainda lutam contra o vírus, o que pode acelerar o processo de recuperação por meio de impulso ao sistema imunológico.

Na segunda-feira (18), o governador informou que doaria 50 mil doses da Coronavac para o Amazonas, que atingiu este semana recorde de casos de Covid-19 já registrados na pandemia - mais de 5 mil pessoas.

As vacinas doadas pelo Governo de São Paulo ao Governo do Amazonas foram incorporadas ao PNI (Programa Nacional de Imunização).
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas