Compartilhe este texto

Governo do Amazonas se pronuncia após mortes em Coari por falta de oxigênio

Por Portal Do Holanda

19/01/2021 17h12 — em
Amazonas


Em nota, governo do Amazonas afirmou está empregando esforços para abastecimento do insumo. Foto: Divulgação/Prefeitura de Coari

Manaus/AM - Em nota divulgada na tarde desta terça-feira (19), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) afirmou que a morte de pacientes de Covid-19 por falta de oxigênio em Coari ocorreu por causa de atraso na entrega dos cilindros pela empresa White Martins.


No documento, a pasta informou que a gestão do sistema de saúde no município cabe à Prefeitura e que, "ainda assim, o Governo do Estado nunca se furtou de auxiliar a administração local, entre outras coisas, com o fornecimento de oxigênio".

"Nessa segunda-feira (18), por um atraso por parte da empresa White Martins em liberar os cilindros que seriam enviados de Manaus para Coari, não foi possível levar o oxigênio em voo direto, considerando que o aeroporto da cidade não opera à noite", diz trecho. "Para garantir que a cidade não ficasse desabastecida, por articulação da Secretaria de Estado de Saúde, os 40 cilindros foram enviados em voo para Tefé, para que de lá a carga fosse transportada de lancha para Coari".

O governo acrescentou que "a transferência dos cilindros de lancha para Coari foi alinhada com a cooperação da prefeitura de Tefé e, de acordo com a Secretaria Executiva Adjunta do Interior, da SES-AM (SEAI-SES/AM), houve um novo atraso na saída da lancha para Coari, o que contribuiu também para que a chegada do material não ocorresse no tempo necessário".

O governo do Amazonas finaliza a nota informando que emprega "todos os esforços para equacionar a dificuldade de logística e de abastecimento de oxigênio da empresa White Martins. Ao mesmo tempo em que está unindo esforços para transportar cilindros de oxigênio para todo estado".

Em nota, a White Martins informou que: "A responsabilidade da distribuição dos cilindros de oxigênio no interior do Amazonas é do governo estadual. A White Martins vem entregando diariamente e de forma prioritária a quantidade de cilindros solicitada pela Secretaria de Saúde do Amazonas no Centro de Distribuição do governo estadual em Manaus, sem atraso. A empresa lamenta o ocorrido e, apesar dos desafios logísticos da região, segue dedicando todos os esforços para fornecer a maior quantidade possível de oxigênio para a região".

Em nota, a White Martins afirma que está entregando a demanda diariamente e com prioridade.

"A responsabilidade da distribuição dos cilindros de oxigênio no interior do Amazonas é do governo estadual. A White Martins vem entregando diariamente e de forma prioritária a quantidade de cilindros solicitada pela Secretaria de Saúde do Amazonas no Centro de Distribuição do governo estadual em Manaus, sem atraso. A empresa lamenta o ocorrido e, apesar dos desafios logísticos da região, segue dedicando todos os esforços para fornecer a maior quantidade possível de oxigênio para a região".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas