Início Amazonas Mercado da beleza vai investir em qualificação em 2022, diz Sindibeleza
Amazonas

Mercado da beleza vai investir em qualificação em 2022, diz Sindibeleza

Mercado da beleza vai investir em qualificação em 2022, diz Sindibeleza
Mercado da beleza vai investir em qualificação em 2022, diz Sindibeleza

Manaus/Am - Com cerca de 40% dos trabalhadores do mercado da beleza atuando no Amazonas sem certificação profissional de qualidade ou de origem duvidosa ou inválida, o ano de 2022 será de aprendizado e qualificação, afirmou a presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Estado do Amazonas (Sindibeleza AM), Antônia Moura. 

Para amenizar o problema, a sindicato realizará o projeto “Certifica Manaus”, em parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac-AM) para ofertar cursos visando a qualificação dessas pessoas que já atuam na área. “Encontramos profissionais com 10 e até 15 anos de experiência, porém, sem o certificado”, explica Antônia. 

O projeto cobra uma taxa simbólica do participante, que terá que apresentar um relatório robusto da vida profissional dele, com documentos e fotos que comprovem o tempo de experiência, para que possa ser certificado.

Para participar da ação do Sindibeleza, o profissional interessado deverá ir até a escola da associação e manifestar interesse no Certifica Manaus. A escola fica na Rua Costa Azevedo, n. 91, no Centro. Os telefones para contato são (92) 99146-5892 / 3213-8035.

PROFISSIONALIZAÇÃO

Com conceito nacional sólido de instituição formadora de profissionais, o Senac AM disponibiliza em sua programação de cursos vários títulos para qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais do segmento da beleza, com validade nacional.

“Já temos cursos abertos e disponíveis para matrículas, tanto nas unidades do Centro quanto da Cidade Nova, que vão desde qualificação para quem deseja atuar nesta área e não tem conhecimento nenhum até a aperfeiçoamentos para profissionais que já atuam. Os cursos são nas mais diversas áreas da Beleza como manicure, depilação, cabeleireiro e Barbearia, alongamento de unhas, cílios, escova e etc”, enfatiza Daniele Lima, gerente da unidade Senac Centro.

Antes de fazer a matricula no curso desejado é importante levar em consideração questões como valor, temática, tempo e horário do curso. Em 2021, apenas na unidade do Centro, foram realizadas o total de 937 matrículas em cursos da área da beleza e da estética. A lista completa de cursos do Senac pode ser conferida no site https://am.senac.br/.

Segundo a presidente da entidade, a expectativa de possível crescimento no setor só poderá ser percebida no segundo semestre deste ano, a partir de julho. Mas, o mercado está em constante expansão e o profissional do setor deve estar preparado para as oportunidades.

“Acredito que 2022 será um ano de mais de aprendizado, de cursos, de qualificação, porque o mercado está meio confuso. Apesar que o setor da beleza ser uma área que não para de crescer. O Sindicato, por meio das escolas, vai trabalhar mais nessa parte de qualificar os profissionais neste ano”, disse Antônia.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?