Compartilhe este texto

Mercado da beleza vai investir em qualificação em 2022, diz Sindibeleza

Por Portal do Holanda

17/01/2022 15h27 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/Am - Com cerca de 40% dos trabalhadores do mercado da beleza atuando no Amazonas sem certificação profissional de qualidade ou de origem duvidosa ou inválida, o ano de 2022 será de aprendizado e qualificação, afirmou a presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Estado do Amazonas (Sindibeleza AM), Antônia Moura. 

Para amenizar o problema, a sindicato realizará o projeto “Certifica Manaus”, em parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac-AM) para ofertar cursos visando a qualificação dessas pessoas que já atuam na área. “Encontramos profissionais com 10 e até 15 anos de experiência, porém, sem o certificado”, explica Antônia. 

O projeto cobra uma taxa simbólica do participante, que terá que apresentar um relatório robusto da vida profissional dele, com documentos e fotos que comprovem o tempo de experiência, para que possa ser certificado.

Para participar da ação do Sindibeleza, o profissional interessado deverá ir até a escola da associação e manifestar interesse no Certifica Manaus. A escola fica na Rua Costa Azevedo, n. 91, no Centro. Os telefones para contato são (92) 99146-5892 / 3213-8035.

PROFISSIONALIZAÇÃO

Com conceito nacional sólido de instituição formadora de profissionais, o Senac AM disponibiliza em sua programação de cursos vários títulos para qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais do segmento da beleza, com validade nacional.

“Já temos cursos abertos e disponíveis para matrículas, tanto nas unidades do Centro quanto da Cidade Nova, que vão desde qualificação para quem deseja atuar nesta área e não tem conhecimento nenhum até a aperfeiçoamentos para profissionais que já atuam. Os cursos são nas mais diversas áreas da Beleza como manicure, depilação, cabeleireiro e Barbearia, alongamento de unhas, cílios, escova e etc”, enfatiza Daniele Lima, gerente da unidade Senac Centro.

Antes de fazer a matricula no curso desejado é importante levar em consideração questões como valor, temática, tempo e horário do curso. Em 2021, apenas na unidade do Centro, foram realizadas o total de 937 matrículas em cursos da área da beleza e da estética. A lista completa de cursos do Senac pode ser conferida no site https://am.senac.br/.

Segundo a presidente da entidade, a expectativa de possível crescimento no setor só poderá ser percebida no segundo semestre deste ano, a partir de julho. Mas, o mercado está em constante expansão e o profissional do setor deve estar preparado para as oportunidades.

“Acredito que 2022 será um ano de mais de aprendizado, de cursos, de qualificação, porque o mercado está meio confuso. Apesar que o setor da beleza ser uma área que não para de crescer. O Sindicato, por meio das escolas, vai trabalhar mais nessa parte de qualificar os profissionais neste ano”, disse Antônia.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas