Compartilhe este texto

Comitê recomenda mapeamento geológico das cachoeiras de Presidente Figueiredo

Por Portal do Holanda

17/01/2022 16h30 — em
Amazonas


Cachoeira de Maroaga, em Presidente Figueiredo/Foto: Divulgação Facebook da Prefeitura local

De acordo com o geólogo José Luiz Marmos, supervisor de gestão territorial da superintendência regional da Comissão Geológica do Brasil (CPRM), é recomendável fazer um mapeamento dos riscos que podem vir, por exemplo, de um bloco de rocha instável na região de cachoeiras do município de Presidente Figueiredo.

De acordo com ele, o órgão ainda não foi demandado pela Prefeitura de Presidente Figueiredo, mas está à disposição para contribuir no trabalho de mapeamento anunciado pelo município. Além disso, um documento do CPRM foi encaminhado à Prefeitura, mas ainda não foi respondido.

Marmos explica que, apesar da geologia da região das cachoeiras ser bem diferente da de Capitólio, em Minas Gerais, onde uma rocha se desprendeu de um cânion caindo sobre uma embarcação matando as 10 pessoas que estavam nelas e ferindo outras 27 de outras lanchas no último dia 8, a vistoria é necessária e fundamental.

“Toda atividade com a natureza apresenta riscos. Lá em Minas os paredões são enormes, ao contrário daqui, mas existem riscos sim e estamos cientes da importância de organizar um comitê para fazer mapeamento dos riscos nas cachoeiras”, explicou o especialista,

Vistoria

De acordo com o especialista, a recomendação é fazer vistoria de detalhes de cada cachoeira mais frequentada e se for identificado bloco de rocha instável, que se tome providência para eliminá-lo. A ideia é fazer um mapa dos riscos e a partir daí sinalizá-los para advertir os frequentadores.

Enquanto isso não acontecer, que se coloque placas ou faixas de advertência informando limites de proximidade, chamando a atenção para os riscos.

Exemplo neste sentido, foi dado por ele na praia da Ponta Negra, onde redes com boias foram colocadas para marcar até onde os banhistas podem ir.

O geólogo afirma que o CPRM está pronto para contribuir caso seja convidado pela Prefeitura de Presidente Figueiredo a participar do comitê que fará as vistorias nas cachoeiras.

A título de orientação aos frequentadores das Cachoeiras de Presidente Figueiredo, Marmos pede cautela, especialmente em dias de chuvas intensas, comuns nessa época do ano. “Quando se verificar existe chuva, evite ficar na cachoeira, pois pode ter um volume de água rápido que se chegar de uma vez pode causar vítima”, adverte.

Prefeitura

A Prefeitura de Presidente Figueiredo informou, por meio de sua assessoria de imprensa, não ter recebido o documento do CPRM com a oferta para atuar no trabalho de vistoria dos atrativos turísticos do município de modo a garantir segurança aos moradores e turistas. 

Mesmo assim, coloca-se à disposição para receber as contribuições. “Unir forças e firmar as parceiras necessárias para o desenvolvimento do turismo em Presidente Figueiredo, é o que a prefeitura tem feito”, diz a assessoria em nota.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas