Joana Darc apresenta nova denúncia contra Cetas do Ibama no Amazonas
Manaus/AM - Após ser denunciada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) por suposta invasão do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Amazonas (Cetas/Ibama-AM) no caso da capivara Filó, a deputada Joana Darc (União) apresentou nova denúncia contra o órgão federal.
De acordo com a parlamentar, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM) informou, via ofício, que o Cetas do Ibama não possui registro na entidade. O CRMV-AM ainda alegou que o Cetas-AM não possui responsável técnico médico veterinário registrado no Conselho, mesmo sendo um órgão fiscal de meio ambiente que lida com animais selvagens.
O documento foi protocolado via Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), a qual Joana Darc preside.
“O CRMV-AM respondeu nosso ofício mostrando que não existe responsável técnico médico veterinário no Cetas do Ibama-AM. Se somente o veterinário pode prescrever tratamento e aplicar medicação, isso levanta algumas questões além dos medicamentos vencidos: animais morrendo sem o suporte adequado pois no dia da nossa fiscalização encontramos corpos de vários animais congelados com a data de óbito do mesmo dia”, disse a parlamentar.
Denúncia de invasão
Na última sexta-feira (14), o movimento Change.org protocolizou um pedido de investigação "por quebra de decoro parlamentar" contra Joana Darc, mais especificamente sobre o caso Filó, onde alegam que "a deputada invadiu um órgão federal". O pedido de investigação contém mais de 20 mil assinaturas.
A deputada entende que a denúncia apresentada é uma forma de perseguição.
“Recebi a notícia com tranquilidade e agora entendo o motivo pelo qual perseguem o nosso trabalho, e querem a cassação do nosso mandato. Continuaremos firme e forte, comprovando nos processos com provas, fotos, vídeos e o que mais for necessário”, alegou a parlamentar.
A equipe de Joana Darc nega que ela tenha invadido o Ibama-AM, tendo em vista que a parlamentar e sua equipe tinham uma decisão judicial favorável para a liberação da capivara Filó.
ASSUNTOS: Amazonas