Manaus/AM - A Influenza A ou H3N2 causou quatro óbitos no Amazonas entre novembro e esta quinta-feira (30). As vítimas são três homens, com idade entre 58 a 74 anos e uma mulher, de 90 anos.
Segundo a FVS, as três vítimas do sexo masculino apresentavam comorbidades. Todos os óbitos ocorreram em Manaus, onde também está concentrado o maior número de casos da doença.
Até o momento, a FVS contabiliza 1.066 diagnósticos positivos.
O Amazonas enfrenta período sazonal para a ocorrência de vírus respiratórios, entre a Influenza A (H3N2), que coincide com o período chuvoso no estado, registrado entre novembro e maio anualmente.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a população deve ficar atenta caso apresente sintomas gripais, e procurar atendimento médico em unidade de saúde mais próxima, dependendo da gravidade dos sintomas.
Em caso de febre, dores no corpo de forma leve, corizas, o paciente deve procurar inicialmente uma unidade básica mais próxima.
Caso o quadro seja um pouco mais grave, como falta de ar, cansaço e outros sintomas associados, deve-se buscar um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).


