Início Amazonas Fósseis de animais amazônicos do Rio Purus são alvo de estudos
Amazonas

Fósseis de animais amazônicos do Rio Purus são alvo de estudos

Fósseis de animais amazônicos do Rio Purus são alvo de estudos
Fósseis de animais amazônicos do Rio Purus são alvo de estudos

Manaus/AM - Uma parceria entre a paleontóloga Lucy Gomes de Souza, pesquisadora materiais fósseis de animais amazônicos, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas), via Instituto Senai de Inovação (ISI), vai incrementar o trabalho de análise, por meio da microtomografia, das vértebras de cetáceos (botos) e crocodilianos (jacarés e crocodilos) que viveram há pelo menos cinco milhões de anos na região do Rio Purus, o último grande afluente da margem direita do Rio Solimões.

O trabalho da especialista, acessando os tecidos internos desses materiais fósseis, irá avaliar o desenvolvimento desses animais e buscar deduzir como o ambiente pode influenciá-lo, expandindo assim o conhecimento sobre a vida pré-amazônica e os fatores que levaram a originar o bioma mais rico do planeta.

Em curto período de tempo houve a coleta de dados para a pesquisa, que agora está sob análise no ISI, com a previsão de conclusão para cerca de um ou dois anos.

A pesquisadora afirma que o andamento da pesquisa tem sido muito satisfatório e com resultados promissores. “Sou sempre muito bem recebida na instituição e o apoio técnico fornecido é incrível”, afirma Souza.

Lucy Souza é professora doutora na Faculdade Estácio do Amazonas é docente colaboradora pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?