Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Fapeam reúne para aprimorar concessão e acompanhamento de bolsas

Publicado

em

Os pró-reitores das instituições de ensino ou pesquisa do Amazonas participam do aprimoramento do sistema de concessão de bolsas de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A medida tem como objetivo otimizar o processo de concessão dos benefícios, além da atualização do sistema de acompanhamento e avaliação dos bolsistas.

Para a coordenadora de projetos institucionais da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Patrícia Albuquerque, que nas reuniões representou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA, Valteir Martins, a otimização do sistema de concessão e acompanhamento de bolsas é fundamental, especialmente em um momento de crise econômica no Brasil e para que os beneficiados sejam aqueles que realmente necessitam do benefício.

“A Fapeam está correta em propor esse aprimoramento no sistema de concessão e acompanhamento, na tentativa de utilizar o recurso público com maior cautela em benefício de quem realmente necessita das bolsas para custear a formação, nesse momento de crise. É louvável a iniciativa da Fapeam em ouvir as Universidades, que são o meio entre o governo e os bolsistas, para chegarmos a uma conclusão que beneficiará a todos”, disse Albuquerque.

Veja Também

O pró-reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), José Pinheiro de Queiroz Neto, também ressaltou a iniciativa do governo do Estado em ouvir as instituições envolvidas com a execução dos programas de bolsas de estudo e, portanto, com a concessão dos benefícios.

“A Fundação não tomou as decisões isoladamente. Pelo contrário, está chamando os atores envolvidos neste processo de concessão de bolsas de estudo para discutir a melhor maneira para todos. As melhorias no sistema de acompanhamento são fundamentais, principalmente em um momento de crise econômica brasileira, mas também garantem que as bolsas sejam destinadas para quem realmente precisa delas”, disse Pinheiro.


Benefício

Atualmente, a concessão de bolsas é feita a partir de processos de seleção, via edital público disponibilizado pela Fapeam, de acordo com o nível de estudos a serem realizados pelos candidatos. Entre os atuais critérios adotados para concessão de bolsas estão: não ter vínculo empregatício, se dedicar exclusivamente às atividades de pesquisa e residir no local de realização do curso de Pós-Graduação.

A bolsa paga pelo governo do Estado, via Fapeam, é uma ajuda de custo para que, obedecendo aos critérios estabelecidos em cada edital, os estudantes possam se dedicar integralmente à realização dos estudos e dos projetos de pesquisa.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.