Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Campanha 'Outubro Rosa' fecha com 1,4 mil exames em 16 dias

Publicado

em

Em 15 dias de funcionamento das Unidades Móveis da Saúde da Mulher e da Saúde Médico-Ambulatorial, na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), localizada na avenida Ayrão, no Centro, foram realizados 1.392 atendimentos, superando as expectativas do órgão. Todos os procedimentos fazem parte da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama.

Desde o dia 13 de outubro até quinta-feira, 29, foram realizados 498 exames de mamografias, 573 ultrassonografias (abdominal total e superior, obstétrica, tireoide, mamária, vias urinárias, pélvica e transvaginal), 409 consultas médicas, 136 preventivos e 117 exames laboratoriais (fezes, urina e hemograma completo), além de encaminhamentos e palestras de orientação.

De acordo com a agricultora Florinda da Silva, 65, o atendimento foi muito bom e nem perdeu tempo na fila.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Semmasdh e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de garantir às servidoras e às beneficiárias dos programas assistenciais a possibilidade de usufruir de cuidados de saúde sem que precisem se afastar de seu local de trabalho.
Além das servidoras lotadas na sede da Semmasdh, as mulheres que atuam em outras unidades externas da secretaria, como Cras e Creas também tiveram a possibilidade de realizar os exames, sendo necessário apenas a apresentação do encaminhamento médico, RG, CPF e Cartão do SUS.

As carretas também percorreram outros pontos da cidade levando atendimento à população feminina. No Centro, as Unidades Móveis da Saúde da Mulher realizaram 161 consultas, 629 ultrassonografias, 556 mamografias, 270 preventivos e 38 exames laboratoriais, totalizando 1.343 atendimentos. Na Delegacia da Mulher, localizada no bairro Cidade de Deus, na zona Leste, foram feitos 448 exames.

As unidades móveis localizadas na Semmasdh permanecerão no local até o dia 27 de novembro, atendendo também aos homens, como parte da ação de conscientização sobre o câncer de próstata, o ‘Novembro Azul’.

Fotos: Diego Caja

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.