Siga o Portal do Holanda

Política Local

Em mensagem à CMM, Arthur reafirma compromisso com Manaus

Publicado

em

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, abriu oficialmente nesta segunda-feira, 15, os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para o exercício 2016, com a tradicional leitura da mensagem aos vereadores.

Arthur fez um balanço das ações realizadas pela Prefeitura de Manaus nos últimos três anos, período da atual gestão. “E entramos, em 2016, último ano do atual período administrativo, firmes no propósito de trabalhar com o mesmo empenho de janeiro de 2013, avançando na reconstrução desta cidade e na reconquista da cidadania e da autoestima dos nossos irmãos manauaras e brasileiros que optaram por cruzar seus destinos com os de Manaus”, disse Arthur ao reafirmar seu compromisso com Manaus.

Arrecadação cai

Sobre a queda na arrecadação municipal, ele afirmou que 2015 foi um ano difícil, com menos dinheiro em caixa e pouca ajuda federal. “Apenas em 2015, por exemplo, experimentamos queda de 8,7% em recursos próprios e 11% na cota-parte de ICMS, principal fonte de receita do município. De recursos federais, tivemos pouco ou quase nada além do consagrado constitucionalmente”, explicou.

Ao comentar sobre a crise, o prefeito explicou aos vereadores o que fez para não deixar a máquina do município parar. “Desde o primeiro momento, trabalhamos fortemente na reestruturação da máquina administrativa, diminuindo o número de secretarias e de cargos comissionados, reduzindo salários de prefeito, vice-prefeito, secretários e subsecretários, e adotando regras rígidas de contenção de despesas de custeio para resguardar investimentos em obras fundamentais para a cidade”, disse, sobre a reorganização das finanças do município.



Infraestrutura

Sobre infraestrutura Arthur destacou os mutirões de obras. Em 2015 mais de 130 comunidades receberam serviços de tapa-buracos, drenagem superficial e profunda, além de recapeamento. “No total, foram contempladas cerca de dez mil vias, assentados 18 mil metros de drenagem profunda e 54 mil metros de drenagem superficial”, afirmou.

Arthur também elencou entrega de obras importantes para o turismo, como a liberação da segunda e última etapa da praia de Ponta Negra, na zona Oeste. A entrega de praças, algumas em parceria com o exército, como a Coronel Teixeira e Duque da Caxias também, na zona Oeste.

Educação

Na educação o destaque foi para o aumento do número de vagas ofertadas pelo município. “Ampliamos a oferta de vagas, de 223.478 em 2012 para aproximadamente 235 mil este ano”, disse Arthur ao começar a falar sobre o assunto.

O prefeito também destacou a construção de 25 novas escolas, cinco delas com obras em andamento, sendo três voltadas exclusivamente para educação indígena. “Avançamos também na valorização dos professores e servidores da educação, garantindo reajustes anuais que totalizaram 29,5% de reajuste em três anos”, garantiu.

Sobre creches, destacou a inauguração de sete novas unidades, ampliando o total para 12. “Temos hoje 12 creches em pleno funcionamento, sete construídas e inauguradas na nossa gestão e outras quatro conveniadas. Quando assumimos, a cidade possuía apenas uma”, explicou Arthur, que também anunciou a entrega de novas creches ainda neste primeiro trimestre.
Saúde

Na saúde, Arthur assegurou a ampliação do horário de atendimento nas unidades básicas de saúde (UBS). Segundo ele, hoje Manaus possui dez unidades que atendem em horário diferenciado. “Essas unidades dispõem de serviços como consulta médica e de enfermagem, pré-natal, vacinação, atendimento odontológico, coleta de preventivo”, afirmou.

A inauguração de 45 novas UBS e contratação de 228 equipes de estratégia em saúde também foram destacados na mensagem.  As reformas e ampliações feitas pela atual gestão, possibilitaram a ampliação do número de pessoas atendidas pelo município. “Atingimos 55,23% de cobertura da atenção básica. Em 2013, essa cobertura era de 3%. Somando os 55,23% atuais aos números referentes aos planos privados de saúde, devemos estar beirando uma cobertura de 80% em assistência básica. Estamos nos aproximando da cobertura total”, afirmou Arthur.

Perspectivas para 2016

“O ano de 2016 não se apresenta sequer com razoáveis perspectivas econômicas, mas não tomarei o tempo de ninguém com lamentos e reclamações. Ao contrário, reafirmo a mais absoluta convicção de fazer tudo o que seja possível fazer e perseguir o impossível, com a mesma garra do primeiro dia do meu governo”, disse Arthur ao anunciar perspectivas para o ano de 2016.

Para Arthur, 2016 será de muito trabalho, força e foco na melhoria urbana e na qualidade de vida dos manauaras.  “Eis aí os planos municipais de saneamento, mobilidade urbana, educação, meio ambiente, revisão do plano diretor urbano e regularização da prestação de serviços”, concluiu o prefeito.

Fotos: Alex Pazuello

Os ‘filhos bastardos’ do médico Mouhamad Mustafa

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.



Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.