Doses da CoronaVac chegam a Manaus nesta segunda-feira

Por Portal do Holanda

18/01/2021 13h27 — em Amazonas

Execução do plano para distribuição da vacina começou nesta segunda-feira (18), em reunião do Comitê de Resposta Rápida em Manaus. Foto: Secom

Manaus/AM - Com a entrega das primeiras 256 mil doses de vacina contra a Covid-19, e mais 50 mil doses do Governo de São Paulo, o Amazonas dará início à execução do Plano Operacional da Campanha de Vacinação. Ao todo, serão 306 mil doses da Coronavac, que serão destinadas a grupos prioritários conforme as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).

A operação para execução do plano operacional para distribuição da vacina começou nesta segunda-feira (18), em reunião do Comitê de Resposta Rápida – Enfrentamento da Covid-19, em Manaus. Nesta manhã, o governador Wilson Lima participou da cerimônia de entrega do lote com 256 mil doses entregues pelo MS, em São Paulo. A previsão é que as doses cheguem a Manaus na tarde desta segunda-feira.

O Plano Operacional seguido está publicado no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), preconizado pelo MS.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, a primeira reunião foi para comunicar os órgãos sobre a quantidade de doses e procedimentos iniciais. “A comunicação foi para passar o número já anunciado de doses e também para que as equipes já comecem a se preparar para uma longa noite de recebimento de vacinas”, explicou.

Ainda devem ser incorporadas novas diretrizes após reunião orientativa com representantes nacionais do PNI na tarde de hoje.

A prioridade do Governo do Estado, neste momento, é executar a operação logística para que os municípios do interior comecem a aplicação. Na reunião, ficou definido que as Forças Armadas, que já estão em operação para garantir o abastecimento de oxigênio nos hospitais, devem atuar fortemente junto ao executivo estadual para transporte da vacina.

O Governo do Amazonas possui contêineres refrigerados para armazenagem das vacinas e cerca de 440 mil seringas e agulhas em estoque. O Estado adquiriu mais de 1,5 milhão de seringas e agulhas, que serão entregues pelo fornecedor até o dia 25 de janeiro.

A FVS-AM começou a instalar, no último domingo (17/01), três containers refrigerados com sistema de inteligência artificial, sendo dois deles destinados para armazenagem de vacinas, e o terceiro, para armazenagem de amostras biológicas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas