Dia de Campo incentiva adoção de tecnologias para produção de hortaliças

Por Portal do Holanda

13/11/2014 16h23 — em Amazonas

Os investimentos em assistência técnica no setor de Olericultura realizados pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas e Ministério do Desenvolvimento Agrário, pretendem melhorar a qualidade dos produtos ofertados em feiras e mercados locais. No município de Iranduba, pequenos e médios agricultores participarão na próxima sexta-feira, 14 de novembro, de um Dia de Campo sobre produção de hortaliças em casa de vegetação. O evento inicia às 8h e acontece no sítio do Gaúcho, km 27, da Rodovia Manoel Urbano.  

A ação faz parte do convênio Pacto Federativo nº. 720332/2009 firmado entre o Idam e MDA, que visa incentivar agricultores a adotarem o uso de novas tecnologias no cultivo de hortaliças. A ideia é mostrar na prática que é possível produzir produtos de qualidade a preços mais acessíveis.

Cerca de 150 pessoas participarão da atividade que contará com demonstrações técnicas divididas em oito estações. Os agricultores conhecerão os tipos de estrutura de plasticultura e as vantagens de utilizar o sistema. Entre as técnicas serão abordadas: preparo de área, produção de mudas, sistemas de irrigação, manejo da cultura do pimentão em sistema de plasticultura, principais pragas e doenças, hidroponia e pós-colheita de hortaliças folhosas e frutos.  

De acordo com o gerente da Unidade Local do Idam, Favilla Gentil Neto, o município de Iranduba é o maior produtor de hortaliças em cultivo protegido no Estado, por isso, queremos compartilhar com os demais agricultores que a técnica é viável e os resultados podem ser conferidos na qualidade dos produtos. Segundo ele, os agricultores também irão conhecer as vantagens e os benefícios do cultivo hidropônico e plantio em vaso. 

O local do evento compreende uma área de 50 hectares e pertence ao agricultor Aloísio Pollmeier, 57 anos, que trabalha com o cultivo de culturas agrícolas há oito anos. A produção do pimentão na propriedade alcança aproximadamente de 8 a 10 toneladas ao ano. A cultura é considerada a mais expressiva no município com uma produção de 875 toneladas segundo dados do Idam em 2013.  

Hortaliças - O cultivo de hortaliças é praticado com maior intensidade nos municípios da região metropolitana. Na modalidade cultivo protegido existem mais de mil casas de vegetação, o que garante produção de hortaliças o ano inteiro. Em 2013, o Idam assistiu em todo o Estado, mais de 15 mil beneficiários na produção de hortaliças.

Dia de Campo - É um método planejado que visa mostrar uma série de atividades em uma mesma propriedade, realizado em um dia, com a finalidade de despertar interesse e motivar o público beneficiário a adotar determinada tecnologia que está sendo apresentada, além de divulgar os serviços prestados pela Ater e promover a integração dos diversos atores envolvidos, a níveis municipal, regional e até mesmo estadual.