Deputado vai ao Peru conhecer projetos de piscicultura

O deputado Orlando Cidade se reuniu com o Cônsul Geral do Peru em Manaus, o ministro Eduardo Rivoldi, para agendar uma visita ao país vizinho no mês de setembro. O parlamentar, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, viajará ao Peru para conhecer os projetos ligados à piscicultura desenvolvidos por lá.
“Hoje o Peru desponta na produção de pirarucu. O país exporta o pescado para diversas partes do mundo, como os Estados Unidos, o que o coloca como um dos maiores produtores de pirarucu do mundo”, disse. “Diante do destaque que os piscicultores peruanos vêm obtendo, vamos buscar maiores informações sobre o processo de criação de pescado na região para vermos a possibilidade de adequar a empreitada para o Amazonas”, disse.
%20e%20o%20presidente%20da%20Fecoop%20Norte.jpg)
Ainda segundo o deputado, a piscicultura tem forte representatividade, principalmente à ligada ao pirarucu, na economia peruana. “Lá existem institutos e centros de tecnologia voltados exclusivamente para a produção de peixe, situação que, com algumas adequações, poderiam ser desenvolvidas também no Amazonas, pois potencial nós temos para produzir pirarucu em larga escala”, assegurou Cidade.

Rivoldi se mostrou otimista com a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento da piscicultura amazonense e com o estreitamento de “laços” entre o Estado e o Peru. “Vamos dar início à organização dessa viagem o quanto antes e me coloco à disposição do deputado no que puder ser útil, pois é muito importante essa troca de informações entre o Amazonas e Peru”, observou.
Além do deputado e do cônsul peruano, o deputado estadual Chico Preto e o presidente da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas da Região Norte, José Merched Chaar.
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas