Defensoria quer aumento da frota de ônibus em Manaus; população em risco

Por Portal do Holanda

19/06/2020 15h51 — em Amazonas

Foto: Clóvis Miranda / DPE-AM

Manaus/AM - Terminais e paradas com aglomerações de pessoas a espera de ônibus, com risco de proliferação do novo coronavírus (Covid-19), é a principal justificativa da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) para solicitar o aumento da frota de veículos do transporte coletivo em Manaus. O pedido foi encaminhado para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), na última quinta-feira (18).

O documento foi assinado pelos defensores públicos Rafael Barbosa e Christiano Pinheiro que citaram a situação de espera de mais de uma hora da população por um ônibus. “Cabe enfatizar que a insuficiência da frota contribui para a formação das indesejáveis aglomerações nos terminais e nas paradas o que certamente contribuirá para agravar o quadro infeccioso de Covid-19 no Estado, prejudicando a retomada da normalidade e dos demais serviços”, disse o defensor Rafael Barbosa afirmando que a situação expõe a população ao risco. 

Além do Sinetram, o DPE-AM também acionou a Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu). Todos possuem o prazo de 48 horas para responderem aos ofícios. O órgão avalia a possibilidade de ajuizar uma ação para obrigar a empresas a adotarem medidas santiárias e de segurança contra a Covid-19. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas