Manaus/AM - Primeiro Centro de Telemedicina do país, inaugurado no município de Parintins, com apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), completa 15 anos neste mês comemorando a realização, entre março de 2020 a setembro de 2021, de um total de 39.079 exames médicos por meio do centro nas comunidades assistidas pelo sistema.
A informação foi divulgada pela UEA, destacando que o Núcleo de Telessaúde Amazonas, inaugurado em 31 de outubro de 2006, atua como uma importante ferramenta de assistência à população.
Para se ter uma ideia, durante a pandemia, moradores das comunidades assistidas pelo programa tiveram acesso a 20 especialidades médicas, com o apoio de 62 profissionais da área de saúde da UEA.
Além disso, desde 2016, o canal IPTV do Telessaúde AM registrou 28.393 participações em atividades de teleatendimento e teleducação.
No total, são 68 pontos de Telessaúde instalados no Estado do Amazonas, dos quais 63 em área urbana e cinco em comunidades indígenas. Todos contam com modernos equipamentos de telecomunicação, de modo a garantir a melhoria na assistência em saúde na região, assim como capacitar os profissionais da saúde e prevenção de doenças.
APROXIMAÇÃO
O reitor da UEA, médico Cleinaldo de Almeida Costa, coordenador do programa, destaca a importância da aproximação dos profissionais de saúde com a comunidade.
Para ele, é uma felicidade trabalhar junto com todas as pessoas envolvidas nesse projeto e de apoiá-las nas comunidades mais remotas e, também, as de conservação. “Esse é o papel da Telessaúde UEA que está presente nos 61 municípios do Amazonas do interior e na capital. Hoje podemos vislumbrar as conquistas e frutos desse projeto tão importante para o Estado", disse.
O programa busca atender as regiões mais distantes do Estado, alcançando a população vulnerável residente em núcleos de conservação sustentável, comunidades ribeirinhas e áreas protegidas no Amazonas.
No âmbito educacional, o serviço de Educação Permanente dos profissionais de saúde da Atenção Básica, atendeu a 8.168 beneficiários que participaram das formações ofertadas.
Nesse período, também foi disponibilizado serviço de Teleconsulta nas áreas de pediatria, gerontologia e intensificadas as atividades de capacitação e orientações diárias da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) a todos os municípios.
Desde 2016, o canal IPTV do Telessaúde AM registrou 28.393 participações em atividades de teleatendimento e teleducação.



Aviso