Catadores recolheram mais de 11 mil toneladas de resíduos

Por

11/07/2014 16h49 — em Amazonas

Em um mês, catadores do projeto Coleta Seletiva Solidária recolheram 11.858,414 kg de resíduos na Fifa Fan Fest, realizada no Complexo Turístico Ponta Negra, e no entorno da Arena da Amazônia. São resíduos recicláveis e reutilizáveis.

O projeto de coleta faz parte de um convênio do Governo Federal com a Prefeitura de Manaus, envolvendo 44 catadores, representantes de 15 associações que já atuavam na coleta seletiva de Manaus. A iniciativa faz parte da Agenda de Sustentabilidade da Copa 2014 do Governo Federal e tem como proposta promover a separação correta para a reciclagem de resíduos, bem como buscar sensibilizar e orientar a população sobre a importância da distribuição de responsabilidades entre o poder público, os geradores, consumidores e a valorização do trabalho dos catadores de resíduos recicláveis.

Os trabalhadores receberam apoio técnico e operacional da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos, o que inclui equipamentos de segurança, alimentação, transporte e remuneração de acordo com o convênio.

Os serviços prestados pelas cooperativas de catadores compreendem a coleta, segregação e armazenagem (provisória nos containers disponibilizados exclusivamente para esse fim).