Candidato mais jovem disputa prefeitura no Amazonas

Por Portal do Holanda

28/09/2020 11h07 — em Amazonas

Victor Santos promete gestão inovadora - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Um dos mais jovens candidatos a prefeito no Brasil é de Novo Airão/AM,  tem o nome de Victor Gustavo Andrade dos Santos, e faz 21 anos no dia 4 de outubro. O candidato tucano se diz insatisfeito com as administrações do município nos últimos anos, critica a aplicação dos recursos municipais e fala em superfaturamento, mas diz saber como mudar a situação atual, se eleito.

Victor  Santos diz que pode ajudar no desenvolvimento de Novo Airão por meio do empreendedorismo, criando emprego e renda via piscicultura e avicultura. O candidato afirma não se sentir representado por um governo com fortes indícios de corrupção, assim como de superfaturamento em obras públicas. 

Quanto à atual situação de Novo Airão, Victor Santos diz que, nos últimos 10 anos a curva de desenvolvimento era ascendente, mas setores chaves como a construção naval e o turismo vêm perdendo força. Este último em situação agravada pelo fechamento do porto do município. Os maiores problemas da cidade, afirma Victor, é a baixa qualidade dos serviços públicos essenciais, a falta de visão do gestor, que se complica com a má aplicação dos recursos. Estes dois últimos problemas "serão sanados no dia 1º de janeiro de 2021", assegura Victor, caso se eleja.

Com orçamento de cerca de R$ 100 milhões, cuja maior parcela se origina no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), fato ao qual Victor se diz inconformado, contrariando o posicionamento do atual prefeito, para qual, diz o candidato, está tudo bem. O tucano afirma que o impacto da baixa na construção naval e o trancamento do porto reduziram postos de trabalho e renda, mas afirma que é necessário estruturar a cidade e capacitar pessoas na atividade turística, por ser esta, informa, aquela onde o potencial crescimento de Novo Airão é maior e mais factível, além de ter preocupação em viabilizar as atividades do pequeno, médio e grande empresários.

O tucano, que é filho do ex-deputado e também ex-prefeito de Novo Airão, Wilton Santos, além de sua mãe, Márcia Costa, também ter sido deputada, diz que esse fato mais ajuda que prejudica, embora, às vezes, possa perder algum voto em decorrência de sua filiação. Sobre sua idade e falta de experiência afirma que, dessa forma, caso eleito, assume para fazer uma gestão leve, sem compromissos com quaisquer grupos, sejam políticos ou empresariais e promete gestão inovadora.