Compartilhe este texto

Cães farejadores serão usados no resgate de vítimas em Manaus

Por Portal Do Holanda

07/11/2014 9h36 — em
Amazonas



O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) adquiriu o primeiro cão da raça labrador que fará parte da equipe que será montada na corporação para apoio em busca e resgate de vítimas em escombros, desbarrancamentos, pessoas perdidas em área de selva, entre outras operações.

“O benefício de ter um cão farejador como parte da equipe é que o animal tem o olfato aguçado e preciso bem superior ao do homem e pode solucionar casos com mais rapidez”, enfatizou o Comandante Geral, coronel Roberto Rocha.

A capacidade de atuação de um cão farejador na localização de vítimas equivale a 20 homens desempenhando o mesmo papel. Odores que passam despercebidos pelas pessoas são rapidamente captados pelo animal.

 

O labrador adquirido pelo CBMAM tem três anos e está sendo treinado por três bombeiros militares já capacitados no Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC). Neste primeiro momento o animal passa pela adaptação climática, já que veio de Santa Catarina e ao longo de três meses, após técnicas específicas que desenvolvam a sensibilidade olfativa, ficará apto ao trabalho de campo. Após essa experiência novos cães serão adquiridos pela corporação.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas