Manaus/AM - O Amazonas registrou, nas duas últimas semanas, uma redução de 57% na taxa de letalidade de Covid-19 no interior do estado. Atualmente, o número desse perfil registrado no interior é de 1,8, ficando abaixo da taxa nacional, que corresponde a 2,4.
Além da redução na taxa de letalidade, o secretário executivo de Assistência do Interior Cassio Espírito Santo, também afirma que houve redução no número de internações no interior do estado. “E a gente viu na última semana, do pico para cá, no interior, uma redução de 33% no número das internações e uma redução de 44% na ocupação de leitos de UTI, que são dois fatores positivos”
O Governo do Amazonas implantou O Sistema de Transferência de Emergência Regulada (Sister), que possibilita a otimização do serviço e transparência. Conforme Espírito Santo, os pacientes transferidos passam por análise nesse sistema. Na triagem são levadas em consideração a disponibilidade de leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e logística, para que, a partir disso, possam ser realizadas as transferências dos pacientes acometidos pela Covid-19.

