Delcídio cita Alfredo Nascimento como parte de esquema criminoso

Por Portal do Holanda

15/03/2016 12h38 — em Amazonas

 

Mais um politico ligado ao Amazonas é citado durante as delações do senador Delcídio do Amaral (PT). Desta vez quem entra em foco é o  deputado federal e ex-ministro dos Transportes dos governos Lula e Dilma, Alfredo Nascimento (PR)

Segundo Delcídio,  Alfredo era responsável por articular vários investimentos com os governadores e manter a bancada do PR unida.  Além do deputado, foram citados também o ex-governador André Puccinelli (PMDB) e do ex-deputado federal pelo PR e secretário de Obras do Estado, Edson Giroto. 

Delcídio afirmou ainda ter conhecimento de um "jogo combinado" entre Alfredo, Puccinelli e Giroto, no qual foi realizado um “acordo ilícito” a fim de promover a descentralização de todos os investimentos federais no Estado, facilitando a arrecadação de propinas. As declarações estão em um dos anexos das 254 páginas da delação premiada, homologada nesta terça-feira (15) pelo ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com o senador, Giroto, foi quem ficou responsável pela operacionalização desta descentralização de investimentos, sendo que a propina arrecadada era repassada ao PR e ao PMDB, através de Alfredo. Na delação, conta que essa manobra irrigou as campanhas eleitorais do PR e do PMDB no Estado do Mato Grosso e do PR nacional. O senador cita a Operação Lama Asfáltica e afirma que somente alguns pontos foram descobertos, mas que já foi “grande o suficiente” para que o Ministério Público e a Polícia Federal iniciassem as investigações que, “aparentemente, vêm enfrentando dificuldades em avançar as investigações”.

O material deve ser encaminhado para investigação pelos órgãos competentes, e chega a citar a operação Lama Asfáltica, deflagrada em julho de 2015 pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria-Geral da União. Segundo o relato homologado, as investigações estariam enfrentado 'dificuldades em avançar' e somente atingiriam uma parte do suposto esquema de corrupção.

Alfredo nega

Após ser informado das acusações de Delcídio, o deputado federal Alfredo Nascimento emitiu a seguinte nota:

A citação de meu nome pelo senador Delcídio Amaral em sua delação divulgada nesta terça-feira (15) é absurda e irresponsável. Delcídio não apresenta qualquer prova ou mesmo indícios de minha participação em qualquer esquema ilícito. Estou absolutamente tranquilo porque nada de ilegal pratiquei. 

Alvo de outra falsa denúncia em 2011, fui investigado por dois anos pela Polícia Federal e Ministério Público e não encontraram absolutamente nada contra minha pessoa. Fui absolvido.

Agora, novamente, tentam me envolver em escândalo sem qualquer fundamento, na base do "ouvi dizer", de insinuações, de calúnias.  Estou à disposição da Justiça para provar mais uma vez minha inocência.

Alfredo Nascimento


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas