​Deputados do AM debatem exploração do potássio

Por Portal do Holanda

25/02/2016 10h12 — em

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), e mais oito parlamentares da casa vão apresentar, em Tocantins, a proposta de exploração do potássio da região como alternativa para a matriz econômica do Amazonas, hoje em dia baseada na Zona Franca de Manaus. Os parlamentares amazonenses estão em Palmas nesta quinta-feira (25), onde participam da 5ª Reunião Ampliada do Colegiado do Parlamento Amazônico que tem como pauta principal o investimento na exploração do potássio e no setor primário da região.

Josué Neto aponta que hoje o Amazonas tem reservas de potássio capazes de atender a 25% da demanda nacional e acredita que os dados apresentados durante a reunião podem servir de base para a atuação dos parlamentares junto aos seus respectivos governos na implantação de políticas de desenvolvimento na região. Segundo o presidente do Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos (PT), a exploração do potássio é uma das principais bandeiras defendidas por parlamentares amazonenses nos últimos anos, inclusive foi pauta na última reunião do Parlamento no Acre. “É um tema de interesse comum de todos os Estados da região Norte”, disse.

O mineral também está diretamente ligado ao setor agropecuário, já que o potássio é usado na produção de fertilizantes e atualmente o Brasil consome por ano 9,3 milhões de toneladas do mineral – cerca de 90% vem do exterior de países como Canadá, Rússia, Alemanha e Israel.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+