Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Escola de samba mirim vai colorir as ruas de Manaus neste fim de semana

Publicado

em

Foto: Eustáquio Libório Foto: Eustáquio Libório
Foto: Eustáquio Libório

Manaus/AM - O Instituto Reino do Amanhã (IRA), realizará, no dia 24 de novembro (domingo), a partir das 16h30, o tradicional desfile da única Escola de Samba Mirim da Região Norte, que irá percorrer as ruas do Bairro Morro da Liberdade, na zona Sul de Manaus.

A festividade representa o encerramento das atividades anual, as ações desenvolvidas pelo Instituto, junto a mais de 200 crianças. As atividades são realizadas nas terças, quartas e quintas, e aos sábados acontece o tradicional encontro do grupão pedagógico na quadra da escola, é um momento de compartilhar o aprendizado com descontração, oração, e sempre finalizando com um lanche, doação dos amigos "Padrinhos do Lanche".

As atividades realizadas são: Violão, Cavaquinho, Reforço Escolar, Escolinha de Futebol, Oficina de Percussão, Expressão corporal, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Catequese com o apoio da Igreja Católica, tudo para incentivar jovens e crianças a se dedicarem a cultura e serem cidadãos do bem. Todas as atividades são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar sócio pedagógico, com o acompanhamento do histórico escolar de cada criança e adolescente cadastrado.

O desfile infantil segue os mesmos moldes do desfile das escolas de samba: com alegorias, casais de mestre-sala e porta-bandeira, intérpretes, rainha da bateria, bateria mirim, baianas, comissão de frente, entre outros. Pelo menos 350 crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos, participarão do desfile.

Sobre o Instituto Reino do Amanhã

No próximo dia 15, o Instituto irá completar 10 anos de existência, realizando um trabalho sócio educativo voltado para crianças e adolescentes do Morro da Liberdade e bairros adjacentes. É o lado social do GRES  Reino Unido da Liberdade, atual tetracampeã do Carnaval de Manaus.

Em 1983, um dos fundadores da agremiação e ex-presidente, Jairo de Paula Beira Mar, começou a dar aulas de percussão para as crianças e adolescentes, visando preparar futuros ritmistas para a agremiação. Foi quando surgiu a Bateria Mirim.

O Instituto tem como objetivo oferecer atividades que permitam ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes, desta forma afastando-os das drogas e da criminalidade, disseminando a cultura dentro da comunidade.

Inscrições abertas para o desfile infantil

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas aos sábados, na quadra da escola Terreirão do Samba Mãe Zulmira Gomes, localizado no Bairro Morro da Liberdade.

Em 2020, o Reino Unido da Liberdade  vai falar sobre o ''Turismo'', e dentro desse contexto, as crianças irão desfilar pelas ruas do bairro seguindo a ordem de cada setor, conforme é realizado pelas escolas de samba. O desfile contará com o apoio da Harmonia da escola, além de voluntários e amigos do próprio Instituto.




Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.