Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Mobiliza Cultura realiza Live sobre espaços culturais na pandemia

Publicado

em

Foto: Alonso Junior Foto: Alonso Junior
Foto: Alonso Junior

Sociedade precisa reagir à censura na internet


Manaus/AM - Neste sábado (16), a partir das 20h00- horário de Manaus, o mobiliza Cultura Amazonas- Movimento apartidário que contempla uma diversidade de agentes culturais, pesquisadores e trabalhadores da cultura engajados em pensar, debater, fiscalizar, propor e lutar pela elaboração e  implementação de políticas públicas culturais para o estado do Amazonas, realiza a Live "Espaços Culturais na Pandemia".

A live tem por objetivo conversar com gestores de espaços culturais, para entender como eles estão lidando com a crise ocasionada pela covid-19, quais os aspectos que mais os afetam e também refletir sobre o papel de todos nós, nesse momento tão inédito que vivemos.

A Live tem uma proposta de entrevista, com formato dinâmico e jovem, que traz para discussão, perguntas elaboradas por membros do mobiliza cultura, com mediação e apresentação de Audiane Arruda que  é  produtora cultural e artística em Manaus há 3 anos. 

"Sigo nesta carreira por convicção, enxergando na arte e na cultura ferramentas capazes de moldar, melhorar sociedades e civilizações, como a história humana nos relata. Apesar da cadeia artística enfrentar a baixa valorização na sociedade brasileira me sinto honrada em fazer parte desta classe pois a cultura é um dos pilares que sustentam a ideia de um mundo mais plural, diverso e livre. "

Como produtora cultural, executiva e gestora de carreira artística, Audiane atua  na busca por soluções e oportunidades que visem o planejamento completo de marketing, posicionamento da marca de artistas e projetos culturais. 

" Através da sistematização, criação  de processos, diálogos e organização desse setor é que efetivamente faremos a diferença, em tempos normais e muito mais agora em meio a maior pandemia vista nos  últimos 50 anos."Afirma Audiane.

A entrevistada deste sábado (16)  é Vivian Oliveira- cantora/vocalista da banda Gramophone  e gestora do espaço cultural, ' Vila Vagalume', em Manaus.

"Como trabalhadores e trabalhadoras da cultura e também residentes de um espaço cultural coletivo que atua, quase que diariamente para contribuir com com arte, cultura, e reflexões, junto à comunidade e a região, considero que ficamos bem vulneráveis com o isolamento imposto, devido à pandemia.  Acredito que a pasta cultural da região norte, aqui no estado do Amazonas, tenha que nos auxiliar de alguma maneira para que possamos resistir a este período e logo menos, possamos retomar as nossas atividades."  Afirma Vivia, e continua:

"Mas é muito sensível a situação em que nos encontramos, pois tanto o artista como os espaços culturais precisam de gente. E o momento pede muita criatividade para levar nossa arte, como é o caso da programação de quarentena cultural que lançamos. Dessa forma, nos mantemos ativos, mostrando nossa vivência na casa enquanto coletivo, driblando sempre as questões emocionais e psicológicas que a pandemia e seus números alarmantes está causando em nós. Entendemos que precisamos manter o pouco de calma e tranquilidade que ainda nos resta, alimentando a esperança de que tudo isso passe logo. E neste sentido, gostaria também de agradecer a atenção e o cuidado  que amigos e admiradores do nosso trabalho tem nos dedicado. É por causa desse carinho que temos conseguido nos manter com o necessário. " Declara Vivian.

Vivian conclui reforçando que:

"Estamos aqui acompanhando e torcendo para que o Governo Federal, Estadual e Municipal criem ações emergenciais para amparar todos os artistas independentes e espaços culturais espalhados pelo Brasil."

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.