João de Jesus Paes Loureiro lança seu novo livro Cultura Amazônica − uma poética do imaginário

A Editora Valer traz a público a 5ª edição do Livro Cultura Amazônica – uma poética do imaginário, de João de Jesus Paes Loureiro. Neste livro, o autor apresenta a Amazônia não mais da forma como foi vista e divulgada pelos europeus, mas a que é habitada pelo que resultou, no seu chão, das misturas que aqui se efetuaram – o caboclo – e os povos não ocidentais que ainda convivem conosco.
Paes Loureiro nos presenteia com um olhar que é próprio da arte, com a palavra moldada pela poesia. Trata-se, afinal, de estudo do sagrado, do profano, do grotesco e do bizarro; trata-se, afinal, da Amazônia de matas, águas, visagens, deuses e demônios, festas e homens que constroem, no seu dia a dia, o seu imaginário e a sua história. O Autor
João de Jesus Paes Loureiro é paraense da cidade de Abaetetuba, situada à margem do rio Tocantins. Viveu nessa cidade a sua infância e adolescência. Em Belém, cursou a Faculdade de Direiro e a Faculdade de Letras, Artes e Comunicação, na Universidade Federal do Pará. Por conta da sua militância política, foi preso pela Ditadura Militar. É doutorado em Sociologia da Cultura pela Sorbonne, tendo como orientador de tese Michel Maffesoli. Foi professor na Universidade Federal do Pará, ministrando, sobretudo, aulas de estética, bem como participou na administração pública, ocupando, inclusive, o cargo de secretário de Educação do Estado do Pará.
Atualmente, é diretor (criador) do Instituto de Artes do Pará. Tem uma vasta produção, que engloba a poesia, a prosa, o teatro, o cinema e o ensaio. O livro Cultura Amazônica – uma poética do imaginário é um dos mais importantes estudos sobre a cultura amazônica.
SERVIÇO
Dia: 21 de julho de 2015 (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Livraria Valer
Avenida Ramos Ferreira, 1195 – Centro
Contato: Editora – 3635-1324
Autor: (91) 98112-4543
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Agenda Cultural