Compartilhe este texto

STF vai analisar em agosto pedido para arquivar inquérito de Aécio

Por Portal Do Holanda

29/06/2018 15h52 — em
Brasil



BRASÍLIA — A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar no dia 7 de agosto, a primeira sessão do colegiado após o recesso judiciário, a análise de um pedido que pode favorecer o senador Aécio Neves (PSDB-MG). A defesa do tucano solicitou o arquivamento de um inquérito que investiga se Aécio recebeu recursos ilícitos referentes a contratos de Furnas. O caso foi liberado para julgamento pelo relator, ministro Gilmar Mendes.

A defesa de Aécio Neves alega que o inquérito está aberto há mais de dois anos e que a Polícia Federal já se manifestou de maneira favorável ao arquivamento. O senador tucano é investigado nesse inquérito por corrupção e lavagem de dinheiro.

Apesar da PF defender o arquivamento, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu para o inquérito ser enviado para a Justiça Federal do Rio de Janeiro, porque a sede de Furnas fica no Rio.

A investigação apura suposto esquema de pagamento de propina no âmbito de Furnas, que teria sido recebida pelo ex-diretor da estatal Dimas Toledo. Aécio é apontado como um dos principais padrinhos políticos de Dimas Toledo. O senador nega todas as acusações.

Em abril do ano passado, Gilmar Mendes chegou a impedir um depoimento de Aécio Neves nessa investigação. Na época, ele atendeu a um pedido da defesa do parlamentar, que só queria se pronunciar após ter acesso aos depoimentos das testemunhas envolvidas no caso.

Esse não é o único caso que pesa contra o senador no STF. Ele também é réu, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pela suspeita de ter recebido recursos ilícitos da J&F, de Joesley Batista, e é investigado em outros sete inquéritos, sendo cinco deles baseado na delação premiada de executivos da Odebrecht.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aécio neves, inquérito, STF, Brasil

+ Brasil