Compartilhe este texto

Aécio reassume nesta terça após 46 dias afastado do Senado

Por Agência O Globo

04/07/2017 11h07 — em
Brasil



BRASÍLIA - Em encontro com dirigentes do partido agora de manhã, em sua residência, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) detalha a sua volta ao mandato nesta terça-feira, depois de 46 dias fora do Senado. O líder Paulo Bauer (SC) confirmou que Aécio irá participar da reunião da bancada com o presidente interino Tasso Jereissatti (PSDB-CE), no início da tarde, e depois usará o horário reservado ao PSDB para fazer um pronunciamento para se defender das acusações de obstrução de Justiça e recebimento de propina, constantes da gravação de conversa com o delator Joesley Batista.

— O senador Aécio reassume no pleno gozo do seu mandato. Não é condenado a nada e fará sua defesa em relação as denúncias da Procuradoria Geral da República, sem constrangimentos ou qualquer restrição ao mandato. Vai participar da reunião da bancada e depois fará o pronunciamento no horário do partido durante a sessão da tarde — disse o líder Paulo Bauer depois da reunião com Aécio.

Na reunião de hoje, também, com a bancada, será definida a situação de Aécio no comando do partido. Embora correntes do partido ligadas aos deputados e aos tucanos de São Paulo defendam seu afastamento definitivo da presidência do partido, Aécio quer ganhar tempo até passar a votação da representação pedindo a cassação de seu mandato no Conselho de Ética do Senado, e a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, na Câmara.

Mas Tasso tem pressa sobre uma definição se será legitimado como presidente de fato ou se Aécio irá reassumir o mandato de presidência. O governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Dória , de São Paulo, são os porta-vozes dos que querem antecipar a convenção para outubro ou novembro para renovar os mandatos da Executiva Nacional e diretórios estaduais.

— Sinto crescer um certo incômodo com essa situação . Mas não sei ao certo o que ele fará — disse um dos governadores tucanos ouvidos pelo GLOBO.

— O Tasso está muito bem investido na presidência do PSDB. O melhor é esperar essa situação no Conselho e a denúncia do Michel. Se o Michel for afastado é outro mundo — avalia o líder Paulo Bauer.

Aécio está reunido com o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), José Aníbal, para discutir os termos de seu pronunciamento. O vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), chegou no início da tarde à residência de Aécio, para revisar com ele o discurso

Aécio fará um discurso simples, sem ataques ao Ministério Público, com humildade e procurando se defender das acusações, admitindo erros na conversa com Joesley. Um dos pontos da defesa será reforçar que a conversa dele e da irmã Andrea Neves, era para tentar vender um imóvel para arrumar dinheiro para pagar advogados.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aécio neves, Lava Jato, Senado, Brasil

+ Brasil