Compartilhe este texto

Educação 360 debate violência na escola e Base Nacional Comum Curricular

Por Agência O Globo

27/08/2017 7h08 — em
Educação



RIO - Nos dias 21 e 22 de setembro, haverá a quarta edição do Educação 360. O evento gratuito, uma realização dos jornais O GLOBO e “Extra”, reúne pessoas que vivenciam e pensam a educação sob diferentes e novos aspectos. O encontro internacional, que acontece na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, será para trocar experiências e refletir sobre temas importantes no dia a dia de educadores, alunos e toda a sociedade.

O Educação 360, com parceria do Sesc, patrocínio de Fundação Telefônica, colégio pH e Fundação Itaú Social, apoio da Unesco e Unicef, e parceria de mídia da TV Globo, do Canal Futura, da revista “Crescer”, da revista “Galileu” e do TechTudo, terá palestras magnas com especialistas em educação. Haverá ainda painéis de debate, oficinas e feira de startups.

— A grande procura do público para participar do Educação 360, ano após ano, mostra o quanto ele é importante. É um evento fundamental não apenas para educadores e profissionais da área, mas para toda a sociedade. Refletir sobre os desafios e os avanços da educação no Brasil é refletir sobre o futuro do país — afirma Ascânio Seleme, diretor de redação do GLOBO.

Para enriquecer e garantir a troca de informações, as mesas terão representantes das esferas pública e privada, nacional e internacional, e a apresentação de casos bem-sucedidos. Um dos objetivos do evento é promover o debate sobre dilemas e desafios cotidianos, como o impacto da violência na educação.

— Você pode apontar dez soluções para o país e para o Rio. Se o primeiro degrau não for o investimento em educação, esquece o resto. O evento é uma das formas de mostrar isso — aponta o diretor de redação do “Extra”, Octavio Guedes.

Um dos grandes assuntos relacionados à educação no país atualmente será tema de debate no primeiro dia: a Base Nacional Comum Curricular, documento que visa a organizar e determinar o conteúdo mínimo a ser ensinado em todas as escolas públicas e privadas do país. A mediadora da mesa, Mônica Dias Pinto, gerente de desenvolvimento institucional da Fundação Roberto Marinho, garante que é alta a expectativa em torno dessa discussão:

— A sociedade precisa se apropriar do documento e do debate para que este seja a garantia de que toda criança brasileira, esteja onde estiver, tenha acesso aos conteúdos básicos a que todo brasileiro tem direito de aprender na escola.

Segundo a coordenadora do Educação 360, Roberta Ferraz, o evento é uma convocação a toda a sociedade para discutir os caminhos da educação. Ela espera que o aprendizado vivido ali circule em outros ambientes.

— Este é um projeto com olhar positivo e prático para a educação. Abordaremos estudos de caso, o que está dando certo, para que as pessoas se inspirem e repliquem depois. Traremos ainda debates com temas atuais, como diversidade — observa.

Grandes pensadores

Roberta ressalta a presença de grandes pensadores, como Gilles Lipovetsky, que possibilitará a percepção de novos horizontes na educação. Outro destaque é Kiran Sethi, fundadora do centro de ensino Riverside School, que tem como proposta ser um espaço onde crianças usam o conhecimento obtido na escola para transformar a realidade à sua volta.

As oficinas serão para trabalhar ideias e colocá-las em prática. As atividades partem do princípio de que o jovem aprende mais e melhor quando estimulado e instigado para o aprendizado.

Para fechar o evento, o segundo dia terá exibição do documentário “Nunca me sonharam” e um debate com o diretor e os atores. O protagonismo jovem estará presente nos painéis que discutirão as principais dificuldades e soluções no ensino.

Serviço:

O que é: Os jornais O GLOBO e “Extra” apresentam a quarta edição do Educação 360, um encontro internacional que reúne quem vive e pensa a educação contemporânea. O evento tem vasta programação, entre palestras magnas, oficinas e painéis de debate.

Quando: O evento acontece entre os dias 21 e 22 de setembro, na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá. O endereço é Avenida Ayrton Senna 5.677. As inscrições são gratuitas e começam no início de setembro, pelo .

Destaques: No primeiro dia de evento, haverá uma mesa com especialistas e professores para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já no dia 22, haverá palestra magna com o israelense Yaacov Hecht, fundador do Instituto para a Educação Democrática. A programação abordará ainda temas como “cidades educadoras”, parcerias de sucesso entre família e comunidade escolar e diversidade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Educação

+ Educação