Compartilhe este texto

Câncer de Mama: Como encarar o diagnóstico e manter a autoestima?

Por Portal Do Holanda

18/10/2017 8h56 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Divulgação

Todos os anos milhares de mulheres passam pelo drama de verem suas vidas mudarem ao descobrirem o câncer de mama. Segundo o Inca, só em 2016, o problema já fez mais de 14.200 mulheres no Brasil e a cada ano esse número aumenta.
O tratamento é na maioria das vezes difícil, pode ser doloroso e mexe profundamente com os estados físico e emocional da mulher. É difícil manter o equilíbrio, mas também é fundamental, pois o estado psicológico influencia diretamente em como o corpo vai reagir à química e aos medicamentos administrados, como explica a psicóloga Sarah Lopes, do Hapvida Saúde:
“Atualmente, o câncer tem uma taxa relativamente boa de cura quando descoberto no estágio inicial, por este motivo é importante as campanhas e o acesso aos exames de forma regular. Os pensamentos sobre a doença é que dificultam o tratamento, isto porque, as mulheres necessitam que o sistema imunológico esteja também fortalecido para auxiliar com a química necessária. Então, os pensamentos devem ser de esperança, de cura e de vida nova, dentro das limitações que existem, mas não se pode pensar que está tudo acabado porque não é o que acontece com a maioria das mulheres que descobrem a doença em estágio inicial”.
 As mudanças no corpo decorrente do tratamento começam a aparecer em pouco tempo: a queda de cabelo, a perda de peso, o aspecto pálido, mas todos estes efeitos são passageiros e o corpo reage quando ele é finalizado. Nesse momento, a família e os amigos também assumem um papel importante no processo, o de animar, sustentar e encorajar as pacientes para que elas elevem a autoestima e tenho esperança na cura.
Se a mulher precisar se submeter a uma cirurgia de mastectomia (retirada do seio) é normal que ela se sinta fragilizada, afinal o procedimento mexe com a aparência e com a ideia que temos de sexualidade no corpo da mulher como explica à psicóloga:
“A mastectomia possui um impacto considerável na sexualidade.  Neste processo, o mais indicado é que os parceiros destas mulheres possam enfatizar sempre outras características marcantes de seu corpo. A aceitação do seu corpo virá com o tempo necessário para cada uma, mas ela deve sempre ser encorajada a ousar, a lembrar que é muito mais que seu próprio corpo”.
Os dramas enfrentados por quem é vítima do câncer de mama são duros, mas a doença pode ser vencida. O importante é se concentrar no tratamento e procurar trazer a lembrança de momentos felizes que motivem a mulher durante a jornada. Seguir a risca as recomendações dos médicos e encontrar força interior para não desistir, funcionam como combustível e deixam a mulher mais perto da cura. 
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: câncer de mama, tratamento, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar