Compartilhe este texto

Após adiamento, Marun toma posse como ministro da articulação política

Por Agência O Globo

15/12/2017 14h12 — em
Brasil



BRASÍLIA — Seis dias depois de ser oficialmente anunciado para substituir Antonio Imbassahy, o deputado (PMDB-MS) tomou posse, nesta sexta-feira, como novo ministro da . O peemedebista, escolhido pelo PMDB e pelos partidos do centrão, vai cuidar, a partir de agora, da articulação política do governo .

A cerimônia de posse estava marcada para quinta-feira, mas foi adiada por conta do estado de saúde do presidente, que teve que ir a São Paulo para tratar novamente de problemas urológicos.

Deputado de primeiro mandato, Marun foi integrante da tropa de choque do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, hoje preso, de quem se manteve próximo mesmo após a cassação do mandato e posterior prisão. A proximidade com Cunha era tanta que, em 30 de dezembro do ano passado, o novo ministro chegou a usar dinheiro público para custear parte das despesas que teve na visita que fez ao ex-presidente da Câmara na prisão.

Das fileiras de ataque de Eduardo Cunha, o deputado passou a ser um dos mais enérgicos defensores do governo Temer. Com bom trânsito entre deputados do PMDB e do centrão, grupo que nasceu sob o comando do ex-deputado preso, Marun é visto como um nome que poderá aliviar a pressão nas cobranças que partidos da base fazem a Temer, que enfrenta, de agora até fevereiro de 2018, negociações difíceis para aprovar a reforma da Previdência.

Marun é conhecido por seus discursos acalorados. Logo foi convocado para assumir a linha de frente da defesa do governo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), palco do primeiro round de votação da denúncia que o Ministério Público enviou à Câmara um mês após a revelação das conversas entre Temer e Joesley Batista. Marun foi uma das 17 trocas que o Planalto promoveu na CCJ para salvar o mandato de Temer.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil