Compartilhe este texto

Mães arrependidas de ter abandonado seus bebês "são inocentes"


Por Raimundo de Holanda

17/10/2014 0h08 — em
Bastidores da Política



São 45 os bebês abandonados por mães em Manaus nos últimos meses. Algumas delas assumiram que se desfizeram de seus filhos após o nascimento, outras nunca apareceram, mas pelo menos duas se apresentaram e se declararam arrependidas. Apesar da pena ser alta por abandono de incapaz, elas se disseram traumatizadas. E têm chances de reaver as crianças, dependendo de análise de especialistas.

O que para muitos parece monstruoso – abandonar o filho, para especialistas mulheres que sofrem de depressão pós-parto ou foram vitimas de violência na infância passam por esse problema e devem ser compreendidas. Mas que vem vai decidir mesmo se elas terão direito a guarda dos filhos em algum momento é a justiça.

Confusos, marqueteiros partem para  o vale tudo no horário eleitoral

Há uma certa confusão dos marqueteiros do senador Eduardo Braga. A primeira tentativa de mostrar um candidato ameno, disposto a construir pontes com a sociedade, e que repercutiu bem num primeiro momento, cedeu lugar a ataques ao adversário, José Melo, no programa exibido ontem nas emissoras de televisão, durante o horário eleitoral. O “Dudu paz e amor”, do primeiro programa deste segundo turno, parece ter se aposentado. Na reta final da campanha, com as pesquisas mostrando Melo em ascensão, o vale tudo é uma ação de risco, que os marqueteiros parecem dispostos a correr. Mas como toda ação provoca uma reação, agora é esperar a resposta do adversário, e como o eleitor passou a encarar esse novo comportamento. Uma coisa é certa: alguém vai sair desse processo eleitoral não apenas derrotado, mas destruído e com sérios riscos de não mais se reerguer politicamente.

NA DISPUTA

O vereador Sildomar Abtibol (Pros) se prepare para disputar a presidência da Câmara Municipal de Manaus, em 2015. Um dos adversários será o tucano Mário Frota, que lançou sua candidatura ao posto.

A SECO

Já está definido, em portaria conjunta da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Socorro Guedes com secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, que a eleição, no dia 26, vai ser sob a lei seca desde as 22h do dia 25 até as 18h de domingo, 26. Quem descumprir pode ser enquadrado como desobediente e preso.

TÍTULO CANCELADO

O juiz Marco Antonio Pinto da Costa, do Tribunal Regional Eleitoral, indeferiu mais um pedido de liminar, no último dia 14, do ainda deputado Francisco Souza (PSC), onde este buscava manter seu registro de candidatura mesmo com o título eleitoral cancelado por não comparecido ao recadastramento biométrico do município de Iranduba.

AGENDA CHEIA

O juiz auxiliar do TRE/AM, Márcio Rys Meirelles de Miranda, marcou sessão de inquirição de testemunhas e julgamento para seis processos eleitorais movido pela coligação Renovação e Experiência contra a coligação do governador José melo, Fazendo mais por Nossa Gente. Assim, nos dias 4, 6, 11, 13, 18, e 20  de novembro a agenda já está ocupada junta àquela corte eleitoral.

AGIU COM JUSTIÇA

Um dos principais aliados do senador Eduardo Braga, o deputado Belarmino Lins reconheceu ontem que o governador José Melo agiu “com muita justiça” na escolha do nome do promotor Carlos Fábio Braga Monteiro para dirigir o Ministério Público Estadual. Com 74 votos, Fábio obteve o direito de encabeçar uma lista tríplice encaminhada ao governador . Belão fez uma Moção de aplauso ao promotor eleito.

 MEIO ESQUECIDA

Meio esquecida nas discussões mais acaloradas da campanha, a Zona Franca de Manaus está sendo colocada pelo governador José Melo como um dos suportes para o planejamento econômico do seu futuro governo. Em suas visitas às comunidades, Melo destaca que após a prorrogação por mais 50 anos, 34 indústrias já procuraram o governo estadual para se implantar em Manaus e que esse incremento na atividade vai fortalecer os segmentos sociais, inclusive as políticas públicas nas áreas de cultura, segurança, educação, saúde e tecnologia.

TONY VAI DE AẼCIO

Seguindo orientações da diretório nacional e usando o tempo para comunicado de liderança, o líder do PSL deputado Tony Medeiros, anunciou ontem o apoio do seu partido ao candidato do PSDB Aécio Neves, na disputa eleitoral do segundo turno para a presidência da república.

 DESONESTIDADE INTELECTUAL

Para analistas econômicos há dois elementos constrangedores envolvendo o governo Dilma: a incompetência e a desonestidade intelectual - essa última conhecida popularmente como hábito da mentira. A campanha montada pelos “cabeças” do PT contra o adversário da presidente Aécio Neves coloca os neoliberais tucanos como responsáveis por tudo de ruim que acontece no país. Até esquecem que eles estão há 12 anos fora do poder e que neste mesmo período é o próprio PT quem governa o país.

 CRIME PARLAMENTAR

De acordo com o Globo (12/10/14), 40% dos deputados federais mais votados e dos senadores eleitos em 2014 (total de 40 em um grupo de 108) são réus ou estão sendo investigados pela polícia ou pela Justiça brasileira. A folha de antecedentes completa e, repleta de ocorrências, de todos os parlamentares eleitos deve sair em breve. Muitos novatos já estão chegando ao Congresso Nacional com a Folha Corrida cheia, o que confirma que por meio das eleições democráticas também se busca a suposta impunidade.


 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.