Compartilhe este texto

Governo do Amazonas tem méritos sim. É ousado e imprudente...


Por Raimundo de Holanda

20/09/2017 22h27 — em
Bastidores da Política



O grupo de parlamentares que se apropriou do poder com a cassação do governador José Melo tem qualidades.

É perseverante, audacioso, atrevido.

Se não delinque, abre as portas para a delinquência, ao desrespeitar uma decisão da  Corte de Contas -  em claro  desafio ao controle da sociedade  sobre os gastos públicos.

Se isso não é uma qualidade, o que é então num Estado acostumado a venerar  pessoas com transtorno obsessivo  de poder ?

O governo parlamentar interino é ousado. Se desafia  um tribunal como o TCE, é porque aposta  na impunidade e porque vê leniência nos órgãos de controle.

Ao tempo em que ignora instituições como o TCE e o Ministério Público de Contas - que estranhamente não reagem - aprofunda a crise política e econômica do Estado do Amazonas.

Num ato de explicito populismo, o garoto que comanda sem nenhuma experiência o governo anunciou que revogará a lei que aumentou em 2% o ICMS incidente sobre combustíveis e gás de  cozinha.

Aplausos. O homem é ousado mesmo.

Fez uso dos recursos obtidos com esse imposto, mas quer que seu sucessor assuma o ônus da devolução do que ele, o interino, usou para vender facilidades para a população.  Um Robin Hood às avessas…

MÉDICOS SEM RECEBER

Nova denúncia do descaso com o sistema de saúde estadual surgiu ontem. O governo não está fazendo o que o interino diz. As cooperativas médicas estão cobrando providências para o “atraso persistentes nos pagamentos mensais”, que superam 90 dias.

Desde o acordo verbal entre David e as cooperativas, em 18 de maio, nada mudou. “não foi honrada nenhuma das propostas” diz documento enviado ontem à Susam.

@@@

Os pagamentos continuam atrasando além do “limite de atraso contratual de 90 dias”; não há a transparência prometida nem a definição de datas para os pagamentos.

Mas David fala para a mídia uma linguem diferente, enquanto as cooperativas médicas ficam descapitalizadas e podem ter de paralisar os atendimentos nas unidades de saúde.

@@@

O fato em si é grave e deve ser investigado a fundo pelos órgãos de defesa da sociedade. Mais grave ainda é a ‘cortina de fumaça’ espalhada por David Almeida para esconder esses fatos.

REUNIÃO DE MENTIRA

Terceiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Josué Neto (PSD), na contramão do presidente da Casa, Abdala Fraxe (Podemos), afirma desconhecer qualquer reunião da Mesa Diretora que tenha adiado para o dia 10 de outubro a posse do governador eleito Amazonino Mendes (PDT). “Não me consta ter sido convidado para reunião nenhuma”, garante o parlamentar.

CADÊ A ATA ?

Requerimento do deputado Mário Bastos (PSD), encaminhado ontem à Mesa Diretora da ALEAM, exige a apresentação da ata da tal reunião que adiou a data da posse do Negão. Bastos quer tirar a prova dos nove e saber  se o presidente do Poder, Abdala Fraxe, mentiu ou não ao sustentar a realização da reunião.

GOLPE DENUNCIADO

De acordo com o deputado Dermilson Chagas (PEN), o grupo de parlamentares aliados do governador interino David Almeida (PSD) armou um golpe apostando em ações judiciais com o objetivo de melar a recente eleição suplementar e assegurar a permanência de David no governo via eleição indireta.

“UMA ESCULHAMBAÇÃO”

Na mostra de arte patrocinada pelo Banco Santander sobre diversidade sexual, Jesus Cristo aparece em posição avatárica indiana segurando um pênis. Ontem na Aleam, o deputado Wanderley Dallas (PMDB) repudiou a mostra realizada em Porto Alegre, classificando-a de “uma apologia a pedofilia, uma esculhambação

PRÊMIO PARA MANAUS

Enquanto o ‘rombo’ da previdência é a espinha na garganta que não deixa o governo Temer respirar, em Manaus a administração previdenciária recebeu esta semana o prêmio “Boas Práticas de Gestão Previdenciária’’, concedido pela Anaprem.

Mesmo sem apoio do governo estadual, o prefeito Arthur Neto atravessou a crise com equilíbrio fiscal e agora começa a avançar em novos investimentos.

REAJUSTE PARA O TCE

Diante das reações dos deputados alertando para o fato de que o aumento 9,8% aos servidores do TCE, geraria o ‘efeito cascata’ a todos os servidores do Estado, a retirada de pauta da proposta deverá ser negociada com o presidente Ari Moutinho.

@@@

Moutinho irá à Assembleia prestar esclarecimentos sobre o projeto, mas os deputados querem um entendimento geral para depois da posse do novo governador.

Siga-nos no

ASSUNTOS: amaoznino, Amazonas, daid almeida

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.