Compartilhe este texto

Quanto tempo faz que você levou aquela primeira dedada?

Por Portal Do Holanda

25/08/2014 9h33 — em




 

Meu entrevistado desta semana é radialista, trabalha na área da Comunicação há bastante tempo, foi editor na Globo e hoje atua como diretor de imagens. Ele pertence ao quadro de funcionários da TV Acrítica e é meu colega na TV Cultura ocupando o cargo de Gerente de Operações. Flamenguista (ninguém é perfeito!), torcedor do São Raimundo – somos Tufão, nascido no mesmo dia da Rainha Xuxa, ele é pai e com muita fé quer um dia se tornar avô. Não irei abordar sobre a carreira dele, só um pouquinho, nós bateremos um papo sobre uma doença que afeta 11 em cada 10 homens. Irlandino Silva, a.k.a Dino, recentemente passou por uma intervenção cirúrgica para retirada da próstata. “Entre morrer e viver mais um pouco, eu opto pela segunda opção”. Aprendeu a usar de outros meios para dar prazer à sua esposa. Me contou com muita franqueza – e um humor inigualável, desde sua ida a primeira vez ao urologista e o motivo pelo qual optou pela cirurgia e quais decisões pretende tomar daqui por diante.

Caso aconteça de ser encontrado algo no começo as chances de não deixar virar um bicho de outro mundo é muito maior”.

Fotos Taiane Sales


 

Acabo de completar 10 anos de Fala Aí, você sempre colaborou com nosso programa de alguma forma, e hoje é nosso diretor de imagens. Sinto uma certa segurança quando você está nessa função e poder lhe entrevistar me deixa super honrada, pois é a segunda vez na vida que você concede entrevista a alguém, obrigada.

Essa é a segunda entrevista da minha vida, mas sobre esse problema é a primeira vez. A minha primeira entrevista foi profissionalmente.


 

Conta um pouquinho de sua trajetória pra gente só para o leitor saber mais sobre você?

Sou amazonense nato de coração e tudo. Comecei – como todo mudo, naquela curiosidade de saber o que era imagem e som. Tive a felicidade de nos anos 70 ir para o Rio de Janeiro, assim sem quer e nem por que, mas eu fui.


 

Achei que você fosse carioca!!!

Não, não. As pessoas acham que sou devido o sotaque, mas não, sou amazonense mesmo. Foram 24 anos de convivência, vivendo com as pessoas de lá...


 

Inclusive com Pedro Bial, neam?

Essa história com ele foi uma troca legal, mas aí fica meio “tchan”, neam... (Gente, o Dinno detesta holofotes, é a pessoa mais simples e low profile que conheço). O Bial é um grande amigo, uma pessoa super legal e muito simples. Passei a morar no Rio e através de uma situação de um dos meus trabalhos, um colega meu me indicou para ser “contínuo” - que hoje é Office Boy, em um laboratório de cinema. A partir daí passei a viver esse momento de imagens. Com um tempo passei a revelar os filmes e mais tarde fiquei na edição de imagens de 16 milímetros, cuidando dos comerciais, documentários, essas coisas... E devido esse meu trabalho surgiu um convite para trabalhar na Vênus Platinada e lá fui para a TV como editor, eu era montador de filmes no laboratório.


 

Dino, por incrível que pareça você já tem mais de 5 décadas e ninguém dá a idade que você realmente tem. Quantos anos você tem?

Tenho 06 décadas e mais 04 anos, 64.

Humhum, eu sei, mas não parece!!!

As pessoas sempre me falam que não aparento a idade que tenho, acho legal, mas por dentro eu me sinto com 64 anos.


 

Sério???

Sim porque a gente começa a sentir os problemas quando chega numa certa idade. Queira ou não devemos fazer aqueles exames anuais, receber orientações dos médicos daqui, dali.. Tá começando a aparecer isso, aquilo. Não que eu sinta dores, com essa minha idade de 64 anos não sinto dores nenhuma. Jogo bola, pulo, saltiteio, faço o que vem na cabeça sem problema algum.

Seu vigor é legal, neh?

Tive a oportunidade de na minha juventude praticar todos os esportes – envolvendo bola, que eu curtia: futebol, basquete, vôlei, tênis, futebol de areia, de campo, de quadra, society. E por curiosidade – por ter bem próximo à minha casa, pratiquei boxe e capoeira.

Um verdadeiro menino do Rio!!!

Acredito que não, mas digamos que sim. Meu porte físico veio daí, eu praticava mesmo sem ser profissional em nada, eu praticava tudo. Nunca tive o hábito de fumar, nunca tive compromisso com a bebida.

Nem quando foi aborrecente?

Num determinado momento da minha vida, estava meio largado, era bem jovem...


 

V1D4 L0K4?

Bem vida louca mesmo, levava uma vida tipo Lobão, queria viver tudo ao mesmo tempo com uma intensidade ao extremo. E vivi assim durante longos anos. Mas um pai de um de nossos colegas – éramos muitos, nos chamou para conversar. Deu uma chamada, falou que estávamos curtindo a vida de mais. “Não dá para vocês fazerem essas mesmas coisas com uma certa moderação?”. E com a experiência dele de senhor foi conversando com a gente. Ele era médico, o filho dele estava nesse embalo, chegava às 4am e dormia um pouquinho e ia para escola. A coisa toda já estava começando a ficar prejudicada. “Bebem 15 cervejas? Passem a tomar só 7!”. Fomos tomando conhecimento disso e passamos a viver essas coisas pela metade. Nada de excesso.


 

Se você me permite, agora nós vamos entrar no assunto pelo qual estou aqui para bater este papo com você, tudo bem?

Humhum.

Quanto tempo faz que você levou aquela primeira dedada?

A primeira dedada mesmo que eu levei foi no olho jogando futebol. Agora a esta dedada que você está se referindo tem aproximadamente uns 10 anos.


 

Já tinha passado dos 40 então era uma coisa necessária, correto?

Eu até já fiz muito tarde, fiz com meus quase 50. Fiz todos os exames que deveriam ser feitos antes de levar o toque – que você se refere como dedada, e encarei tranquilamente. Fiz no mesmo dia que ele se propôs a fazer. Velha história: ‘Pra quê deixar para amanhã o que pode ser feito hoje?”.

Me conta como é?

Não é aquela coisa absurda. O cara precisa fazer. Tem deles que falam “ah porque eu sou homem e não vou deixar poha nenhuma”. Ah, pare com isso.

E como foi?

A gente fica numa posição de lado, foi feito todo o procedimento que era necessário fazer, não tem nada de outro mundo.

Ele colocou o quê?

Colocou tipo uma pomada, uma espécie de vaselina, eu não perguntei o que era. Única coisa que falei foi ”Dr., o senhor vai fazer a poha desse exame, mas depois que acabar não me pergunte naaaaaaaada!”.

ahhahaahaahah

“Por que, Doutor, vai que eu diga que estou lhe amando e como é que vai ficar essa bosta?!!!


 

Kkkkkkkkkkkkkkkk quanta sinceridade

Fiquei tranquilo.

Não foi traumático?

Não, eu sou homem, sou hétero e me garanto, não vejo problema. Se é para o bem da minha saúde por que não fazer? E o exame é importante, pois caso aconteça de ser encontrado algo está no começo e as chances de não deixar virar um bicho de outro mundo é muito maior.

E depois do toque o que veio a seguir?

Ele avisou que minha próstata não estava inflamada, estava tudo normal. E avisou que a partir de então todos os anos deveria fazer. E eu vim cumprindo essa tabela. Mas de 03 anos para cá começou a alterar.

Começou a ficar inchadinha?

Houve alterações mínimas, começaram a acusar nos exames. (Dino cita o nome do exame).

Você sentia doer?

Doer não. A gente não sente dor de nada.

Nem perto do “saco”?

Não é uma dor que se manifesta, não sentia dor nenhuma. Só que lá dentro existia um problema, estava aumentando. O exame mostrava...

Um exame que é especifico para a área?

Sim, o médico avisou que estava aumentando.

Você ficou com medo?

Passei a morar no Rio, por conta própria, aos 16 anos. Sempre fui muito eu, eu mesmo, então certas coisas nós devemos enfrentar. Sou dessas figurinhas que enfrentam as coisas da vida e dentre muitas coisas que enfrentamos a doença é uma delas. Não tinha para onde correr. Se você está com um problema a solução é procurar sanar, tentar encontrar uma maneira para resolver se tiver solução.

E quando constatou que algo não estava normal?

Fiz 03 biópsias antes da cirurgia, intercaladas.

Você pediu uma segunda opinião?

Não, não achei que fosse necessário. O médico fala, ouço e sigo suas orientações até porque não entendo poha nenhuma.

Kkkkkkkkkkkkkk

Não estava sentido dor, não via nenhum problema, mas ele é o especialista no assunto. Foram vários tipos de exames, vários. É uma doença silenciosa.

Você não percebe, neh, a grande verdade é essa!!!!

Exame de sangue, ultrassonografia, aí a pessoa faz um teste de urina se tiver com um jato muito fraco vai acusar também..., quando a gente é jovem deu vontade de urinar sai aquele jato derrubando tudo. Shiiiiii shiiiiiiiiiiiiiii

Kkkkkkkkkkkkkk

Aí com um tempo fui sentindo que não era mais como antigamente. Sai aquele jato gostoso, mas não delicioso como era antes. Existia uma certa diferença. E o médico vem e diz que a pressão não está como deveria ser. Mais cedo ou mais tarde vai acontecer isso com o homem. Comigo aconteceu foi cedo, aos 64 anos. Queria mesmo que fosse mais lá para frente.

E optaram então pela retirada da sua próstata?

Depois das 03 biópsias que fiz, foi acusado que eu tinha (CA) e o médico mandou para São Paulo para ver se realmente tinha. Foi constatado que tinha e realmente teria de ser feito a cirurgia.

O médico jogou aberto com você?

Ele chegou e avisou que tinha e eu perguntei e aí? Ele disse que se fosse no pai dele ele operaria, então se faria no pai dele, que fizesse em mim também.

Por que você optou pela cirurgia?

Primeiro pela minha vida, pois sou casado, tenho uma esposa maravilhosa. Tenho um filho de 16 anos – que é um garoto e tanto, tenho também 03 lindas menininhas que eu acho que precisam muito de mim. Entre morrer e viver mais um pouco, eu opto pela segunda opção.

É uma cirurgia de risco, Dino?

Não digo de risco, é delicada, pois a dor interna não se sente. A única coisa que se sente nos pós-operatório é a dor no corte da barriga.

Foram quantos pontos externos?

Levei 10.


 

Quais os efeitos colaterais pós-cirúrgico?

Mesmo sem querer urinar ela começa a vazar, vou usar fraldas por um tempo, de acordo com o médico isso é natural, antes a fralda ficava encharcada, agora está diminuindo.

São quantas fraldas por dia?

Não encharcada, mas troco 2x. Uso para ir ao trabalho e quando vou dormir. Acordo com ela praticamente seca, mas sinto alguns pinguinhos.


 

Como ficou lá?

Internamente não tem como falar, não tenho a menor ideia, sei que lá no fundo tem algo que me incomoda, mas não é nada referente a dor.

Você vai precisar fazer quimio ou radioterapia?

Daqui a 4 meses preciso voltar, pois terei de levar novos exames e através deles é que vamos saber se será necessário fazer a radioterapia.

E o negocinho [seu xoxoto] como é que tah?

Cara, o homem tem duas vidas. Uma é essa que estou vivendo aqui e a outra é a do maldito xoxoto (ele citou o nome real do órgão) que agora não funciona mais, ah não ser para fazer xixi. Essa é uma verdade que todo mundo sabe que é assim.


 

Você falou tão engraçado, não fica puto se eu rir não, neh? : /

É o que eu quero? não. É a pior coisa para o homem? é. Mas e aí, entre mim e o pingulim morrer eu prefiro que ele morra, oras.

:D----

De alguma forma eu continuo fazendo sexo, eu continuo fazendo.

Kkkkkkkkkkkk adorei!!!!


 

A gente aprende a fazer e não esquece, agora estou me descobrindo mais e mais com minha parceira. Estamos nos amando, se apaixonando cada vez mais.

Você me falou na possibilidade de colocar prótese e do método da injeção, tem como me explicar se já avaliou essas duas opções?

Um colega meu que também fez esse mesmo tipo de cirurgia, me contou sobre essa injeção, toda vez que vai fazer sexo precisa dar uma agulhada. Pow, eu não quero isso, é um tormento. Agora o da prótese, conversando com o meu médico desde a época em que fiz as biópsias, ele disse que vai ficar ereto o tempo todo.

*o*


 

É tudo que um homem quer, só que seria uma coisa muito incomoda também.

Não é uma coisa que no momento está te preocupando, neh?

Não, não está me preocupando mesmo. Mas eu vou estudar, analisar essa possibilidade direitinho. A opinião do meu médico vai contar muito, pois confio nele, é um cara legal, conversa, me explica tudo. E aí vou ver se o caráter financeiro permite!!!!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$immm kkkkkk




 

Não ejaculo mais, ereção não existe mais, estão mortos.

É uma parte gelada aí pelas partes debaixo?

É um negócio pendurado que só funciona para fazer xixi, ou mijar, como queira.

hahaah você não existe!!!!!



 

Só existe para isso e também na hora do sexo a gente arranja uma função para ele de alguma forma.

Dá para brincar?

Dá, mas não é como gostaríamos.

Tem quantos meses de cirurgia?

Vou fazer 02 meses, ainda.


 

Você está tendo acompanhamento psicológico?

Não, mas porque eu não quero. Não há necessidade, sou um cara que aprendi muito cedo a viver a minha vida como ela tinha de ser vivida. Não tenho constrangimento algum em tocar nesse assunto.

Dino, qual é a importância do exame da próstata?

Vivi, eu acho que as pessoas precisam tomar suas próprias atitudes. Não adianta eu falar pelas pessoas. No meu próprio local de trabalho tem homens que falam que jamais vão fazer esse tipo de exame, ou seja, o problema é inteiramente deles. O meu problema era fazer os exames e saber em que pé estava e seguir adiante com o que precisava ser feito. Agora eu acho que os homens precisam fazer todos os tipos de exames, inclusive o da próstata. Todo médico fala que a partir dos 40 não tem jeito, seja para a vista, seja ouvido, coração, seja o que for o cara precisa procurar um médico e se orientar. As coisas vão começar a aparecer.

Você poderia ter optado em não fazer a cirurgia e podia, DEUS NOS LIVRE, até não estar mais em nosso meio, já pensou???!!!??!

Aí iriam dizer “Se foi porque não fez a cirurgia da próstata”, mas eu fiz, estou feliz da vida, estou vivo, e digo mais: “Minha mulher me amando, minhas filhas e meu filho me amando eu quero mais é que o resto se exploda, SACOU?”.

KKKKKKKKKKKKKKKKK apoiado!!!!!

Homem quer ser macho, macho, mas na hora de ser realmente macho, ele não é. Macho é ter medo de encarar uma situação dessas ou macho é enfrentar uma situação dessas? Um macho que não consegue enfrentar uma situação dessas vai morrer, caraleo.

Kkkkkkkkkk

E ainda vai morrer antes do tempo, o que é pior.

Verdade, Dino, falou tudo!!!!

Evidentemente todos nós vamos morrer, mas enquanto eu puder mandar essa tristeza embora vou continuar mandando. E é como Oscar Schimidt fala, se tiver de abrir minha cabeça 10 vezes, que abram, mas não vou me entregar a este câncer. E ele tá certo, powha. Não existe nada mais importante do que viver. E eu optei pela cirurgia por causa da minha família, eu preciso deles e eles de mim. Quero conhecer algumas coisas que ainda não conheço. Como é que vou conhecer morto, caraleo!??!

Por isso que eu lhe amo, chefe. Muito obrigada por compartilhar esse seu momento conosco.



 

Deu?

Deu sim, quero lhe desejar muito sucesso nesta nova caminhada.

Vivi, a vida é para ser vivida da melhor maneira possível. Andar com a família no bondinho, no INPA, ir aos lugares divertidos, ligar a TV e assistir o Fala Ai com a Vivi... “Ei, Vivi, olha o tempo, tá estourando, poha!”.

Kkkkkkkkkkk

Eu quero viver, Vivi.

Vc vai viver muito \0/ Adorei.



 

Eu não sabia nem que iria conseguir falar meia dúzia de palavras, pois quem trabalha por trás das câmeras quando vê esse negócio com phone na frente é difícil, por mais que o cara saiba falar – quando vê uma poha dessas, complica.

Você se saiu muito bem, obrigada Dino.

Beijos Nilza, Pedro, Ju, Catarina e Lulu <3

Tchau, gente linda. Podem ficar à vontade para enviar qualquer sugestão de entrevista ; )))

www. facebook.com/vivicariolano | Infos (92) 9446-2672 | [email protected] | Programa Fala Aí - sábado 16h | Quarta 22:30 TV Cultura AM | Net Cidade 14 | TV Digital 13 – Canal aberto 02.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+