"A maioria dos usuários de cocaína é dependente cruzado " e só usa porque ingere álcool"
Por Vivi Cariolano
Na entrevista desta semana resolvi ser um pouquinho ousada e falar sobre algo que muitas pessoas não comentam. Principalmente em se tratando de pais para filhos e de filhos para pais. Meu entrevistado é doutor em psicanálise e teologia, especializado na terapia em drogas e já trabalha com usuários há quase 20 anos. A frente de um instituto local que dá apoio às famílias de dependentes químicos, nos confessa que o grande vilão das drogas é o álcool, pois em alguns casos ele é a porta de entrada para outras substâncias. Enfático, polêmico e bastante categórico, me disse que não é fácil alguém largar o consumo, é preciso ter coragem. A cocaína potencializa o sexo, dá mais vigor, mas um dia a casa cai, o efeito se torna contrário. O maconheiro crônico fede e a droga predileta dos amazonenses é a pasta base cocaína. Em 06 meses de uso contínuo a pessoa que inala o crack pode dar adeus à sua vida. O “NÃO” continua sendo a maior e melhor forma de prevenção. Confira meu bate papo, por vezes descontraído e chocante, com o presidente da INB, Aluney Elferr.
Fotos: Taiane Sales
Aluney, se apresente ao nosso querido leitor, fique à vontade.
.jpeg)
Iniciei esse trabalho de recuperação com usurários de drogas há 19 anos, eu tinha 22 anos de idade. Nunca fui um usuário, meu trabalho foi totalmente voltado para causas humanísticas e eu me interessei demais pelo assunto.
Por que você teve vontade de entrar nesse mundo?
Apesar de nunca ter usado nada, eu confesso a você que conheço vários comportamentos químicos e talvez tenha sido isso que me fez adentrar e passar a entender tão bem.
E como foi o início dessa trajetória?
Eu comecei como terapeuta em drogas. Hoje estou como psicanalista, tenho doutorado em psicanálise e tenho doutorado em teologia também - que a meu ver, ajuda muito na recuperação dos pacientes por se tratar diretamente da fé. Estou presidente do Instituto NAF Brasil – Núcleo de Apoio às Famílias de Usuários de Drogas.
Como que os pais podem detectar que existe dentro de casa um problema sério com as drogas com um de seus filhos?
Normalmente a família só vai perceber quando a coisa já está fora do controle. Falo isso em virtude das famílias dos pacientes que recebemos aqui. As pessoas chegam desesperadas, elas nunca imaginariam que algo assim pudesse acontecer.
Essas coisas só acontecem com os outros, deve ser esse o pensamento?
O nosso grande problema é justamente esse. Nunca computamos a nós mesmos como um número social, nós sempre achamos que o algo de ruim só vai acontecer com os outros. Um grande exemplo é a falta de preservação na hora do ato sexual. Até porque quem ver cara não vê coração, acha que por conhecer a pessoa está tudo bem. Você não conhece a pessoa por dentro, não sabe se ela está infectada. A droga não foge essa regra. Muitos pais não acompanham o crescimento dos filhos.
Até porque a vida é bastante corrida, não é?

Ainda mais hoje que tudo é imediato, tudo é para ontem.
Tirando como base os pacientes que se tratam aqui, essa relação com as drogas é algo precoce ou a pessoa já inicia numa fase mais madura, adulta?
Nesse mundo do tratamento das drogas, esse universo é uma coisa fantástica. Drogas é uma coisa fantástica.
Se explique, por favor. Ahhahahaha
Porque, Vivi, a cada minuto que a pessoa se debruça para estudar aquilo ela muda.
Em que sentido?
Muda conceitos, muda setores pessoais, muda a cor da pele, muda tudo... Antigamente nós pensávamos que as drogas só eram usadas por negros e pobres. Mas ela provou que é para negro, pra branco, pra amarelo, pra roxo, pra pobre, pra rico. E os usuários de drogas hoje estão mais na Classe Média e Classe Média Alta. Os pobres estão usando menos, até por conta da sua situação financeira. O pobre tem logo problema com a polícia porque precisa roubar para poder continuar consumindo.
E qual outro dado importante tu tens tem analisado ao longo desses tratamentos?
Achávamos que as drogas eram só para as pessoas que não faziam nada, que não tem emprego, que não estudam e hoje as faculdades estão cheias de drogas. No Distrito, na troca de turno...
Então ela permeia vários caminhos?
Aonde há ser humano pode haver drogas, a gente está vendo isso o tempo inteiro. A droga, na atual circunstância, tem sido cada vez mais precoce por conta das diferentes drogas que existem no mercado.
E quais são os tipos?
Vou lhe falar das mais usadas. Tem a pasta base-cocaína, que eu diria que é a droga preferida dos amazonenses, e o crack.
O que é a paste base cocaína?
A pasta base é a borra, é tudo que não presta da cocaína. Se filtra a cocaína para tirá-la pura, como se tivessem fazendo um café. Mas ao contrário do café não é a água quente que se põe na cocaína, são outras substâncias.
Quais substâncias????
Muitas, citando algumas, temos a gasolina, rejunte, cimento branco, bicarbonato de sódio, raspa de luz fluorescente, vidro...
Mas para quê isso?????

Para aumentar a quantidade. E eu diria, pode até vir a ser um choque essa minha declaração, que o que menos faz mal na pasta base é a própria cocaína.
Por quê?
Porque a quantidade que ela possui nessas bases é ínfima. Digamos que seja só o cheiro da cocaína, as outras substâncias são muito mais nocivas à saúde, matam muito mais rápido e tem tudo que não presta. E eu não estou dizendo que a cocaína não faça mal, mas naquele momento do uso da pasta base, todas essas substâncias, o uso da combustão – muitas vezes gasolina ou querosene, o pulmão da pessoa só não petrifica porque ele é umedecido...
Ahhahahahhaha
Se o pulmão não fosse umedecido, Vivi, teríamos pessoas andando por aí com o pulmão de pedra, totalmente petrificado. Ou seja, estão usando algo que faz um carro se locomover.
E isso vicia ou é um efeito psicológico?
É um efeito psicológico, mas também é um efeito químico. A droga gratifica um sistema nosso natural. É que nem quando a pessoa sente fome e está dentro de um ônibus, daí ela lembra que em casa tem comida, ou seja, vai só ter calma para chegar. O contrário disso é quando a mesma pessoa sente essa fome, nesse mesmo ônibus e não tem nada para comer em casa. Essa fome vai aumentar. A droga ela não causa só prazer, ela faz com que o sistema de gratificação nosso – que já está comprometido, encontre justamente na droga essa gratificação, ou seja, dependência.
Tu achas que a maconha é o início de tudo?
Não, não mesmo. O álcool, esse sim. Ele é o responsável por 70% como porta de entrada para a droga. E 90% de droga de recaída.
Tem como nos explicar melhor?
Sim, o que eu quero dizer com isso...Veja bem, as pessoas começam a se tratar, daí usavam cocaína, usavam a pasta base...
Tu colocas o álcool como uma droga também?
Sim, ele é uma droga liberada, infelizmente. É uma substância letal que mata muito mais do que a cocaína. Se formos pegar hoje a quantidade de mortes causadas pelo álcool...
Tu defendes a cocaína???
Não, não. A gente julga demais uma droga e existe uma outra permeando tudo isso. Para nós que tratamos, o álcool é tão problemático quanto as outras drogas que não são liberadas. Inclusive por conta da recaída, a pessoa começa a fazer o tratamento e vem o álcool e lhe faz ter recaídas porque em 90% dos casos ele é motivador na maioria dos jovens que estão em tratamento.
Putz, que situação X___X

As pessoas recaem porque tomam uma caipirinha aqui, um uísque ali, tomam umas cervejinhas e quando se dá conta bate a recaída. E não tem quem segure. Falo isso em depoimentos das pessoas que estão em tratamento e nos relatam.
E qual é o risco da pessoa que consome álcool iniciar com as drogas?
Eu lhe confesso, esse é um processo mais lento. Normalmente, em cima de alguns casos, vemos que passa do álcool para a maconha, ela é tida como droga de iniciante. Mas começa no álcool, é muito difícil você encontrar uma pessoa que hoje está se tratando que não tenha bebido junto com cocaína ou junto com maconha. A grande maioria dos usuários de cocaína são dependentes cruzados e só usam porque ingerem álcool.
Dependentes cruzados são o que usam mais de uma droga?
Usam mais de uma droga e podem ser chamados também de polidependentes que tem mais de 02 drogas.
E qual é a droga que mais mata em nosso Estado?
A pasta base. Além de ser a mais usada pelos amazonenses é a que mais causa óbito em nossa região.
Depois dela qual é a outra?
O crack.
O que é o crack, pode me dizer?
Ele é a cocaína, a pasta base, tudo isso petrificado, só isso. É uma droga inalada, não é fumada. Se queima uma superfície e começa a derreter e sai uma essenciazinha que o usuário cheira. Ela chega em 6 segundos ao cérebro. Se perde muito quando a droga é fumada, porque a pessoa traga, coloca pra fora. Efetivamente, 70% da droga sai e quem cheira é a pessoa que pode estar ao lado. Por isso a briga do Ministério da Saúde contra o tabagismo.
A gente acaba fumando por osmose ; (
Sim, acaba que viramos fumantes passivos. Conseguimos cheirar da fumaça de um cigarro até 70% das substâncias que fazem mal à nossa saúde. Olha, Vivi, o medo que os traficantes têm de vender o crack é porque o cliente dele morre muito mais cedo.
Hahahahahha, gente que horror.
Sim, em 06 meses de uso contínuo, o usuário de crack já tem comprometimento de vida.
Nossa!!!! De cara já ataca o coração???
Na verdade o crack vai desidratando, a pessoa fica totalmente sem fome e isso vai gerando paradas de órgãos essenciais para a vida. Rins, baço, ...
A pessoa fica com o aspecto anoréxico?
Sim, ele sacia muito rápido, são apenas 6 segundos para chegar até ao cérebro. Num piscar de olhos ele já chegou. Elimina a vontade de comer, é um inibidor fortíssimo de apetite e isso tem um custo muito alto, ...
Acaba com a vida de qualquer um!!!!!!
Uma coisa interessante, Vivi, do cigarro, é que toda fábrica de cigarro tem um dado importante.
Qual?

“O produto que eu vendo mata 50% dos meus clientes!”.
E por que continuam vendendo cigarros?
Porque existem dados de que a cada 10 pessoas que nascem agora, neste momento, 07 delas serão fumantes.
Plmdds, que maldição é essa?????????
Então, vale a pena matar 50 porque vai ter 70 logo mais. Simples. É por isso que o cigarro não para de vender.
É um genocídio!!!!
Sim. É uma procura que vai sempre existir.
Tem gente que, infelizmente, começa a fumar muito cedo e outros que nunca fumaram e odeiam cigarro ou qualquer tipo de drogas, tiro por mim.
10% da população já nasce com essa predisposição para a dependência química, outros não. Nós dois aqui temos predisposição a várias coisas, inclusive ao câncer.
Negativo, vire essa sua boca pra lá. TÁ AMARRAAAAAAAAAAADO!!!!!!
Vivi, isso depende da nossa vida, do estilo de vida que vamos ter, estabelecer ou evoluir em alguma doença.
Dr., pessoas que possuem uma família estruturada, e nascem em berço cristão, elas são menos suscetível ao mundo das drogas? Ou isso vai depender única e exclusivamente da pessoa se ela tiver alguma predisposição?
A pessoa pode ter nascido numa família harmonizada, bem estruturada, mas ela pode ter tido um avô pinguço.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Entendeu?
Morri agora, ainda bem que não tive, mas conheço gente que tem!!!!!
A pessoa vai herdar isso geneticamente dele. É triste, mas é um fato.
Pqp., por isso que dizem que só herdamos coisas ruins!!!!!!!!!
Os 10% que lhe falei, que nascem com a predisposição, são por causa da genética.
Algumas pessoas defendem a maconha porque em alguns países ela é liberada e é usada para uso medicinal, vc é contra ou a favor disso?
As pessoas esquecem que a maconha medicinal ela não é fumada, ela é tomada, é feito um chá. Esses países que tratam com maconha as tuberculoses, pneumonias, ela vem em forma de chá. A pessoa vai beber. O médico vai prescrever. Mas olhe só, um repórter conseguiu uma prescrição médica sem estar doente e sem ser daquele país, essa matéria saiu no Fantástico. Ou seja, o traficante passa a ser o médico. O repórter comprou a receita. A descriminalização das drogas não resolve o problema do tráfico. Vivi, eu queria ver alguém querer liberar a maconha não sendo usuário. Eu gostaria muito, assim como eu que não sou usuário de drogas e trabalho com dependentes químicos há tanto tempo. Eu gostaria muito de ouvir um discurso bem formulado e que fosse a favor da liberação da maconha sem que a pessoa usasse.
Ou seja, quem é a favor da maconha é por que é usuário?
Claro. O Brasil é o único país que a minoria é quem quer mandar na maioria, democracia não é a maioria que vence? Todos temos de ter direito, ele é de todos. Infelizmente chegou-se a tal ponto que as leis precisam ser especificadas, a mulher tem a sua, o homem a dele e assim vai. O ser humano deveria ter uma lei só.
Como é quem o cara vai defender a maconha se ele não a conhece???
Vivi, o que eu quero dizer é que isso não vai resolver o tráfico de drogas.
Eu sou contra a qualquer tipo de droga, mas não vou deixar de beber minha Stella uma vez ou outra porque eu sou filha de Deus, hahahahaha.
Hahhahahahaa todos nós somos. \o/

Quem é o mais preocupado, em se tratando da recuperação dos usuários das drogas? Menina, menino ou é a família que intervém?
O mais preocupado na recuperação é a mãe, Vivi. Deus foi muito sábio quando deu a maternidade para a mulher porque o homem não conseguiria ser desse jeito. Temos, hoje, 40 famílias em tratamento e somente dois homens, que são pais, é que vem. O restante tudo é mulher. É ela é quem dá a cara a tapa, ela que busca, ela que briga, ela que enfrenta traficante, ela que vai buscar o filho na Boca de Fumo, ela que paga erroneamente – e escondido a conta do filho. A mãe é uma mulher guerreira, Vivi.
Mas não é para pagar? Os traficantes executam um brincando!!!!!!!!
Você vai ficar refém de uma situação. É claro que alguns pagam em algum momento, mas se seu filho começou um tratamento é importante que algumas regalias sejam cortadas.
Mas no que diz respeito ao tratamento, alguns vêm forçado!
Sim, a maioria vem, mas depois me conhecem - veem como sou bonitinho, e vai ficando aqui com a gente. A grande maioria vem porque não é internação. Se fosse, não viria.
Dos que já estão em tratamento, você consegue detectar se eles estão usando ainda???
Em 20 anos de profissão a gente percebe sim, mas também se engana. O maior conhecedor dos filhos deve ser o pai e a mãe.
Tu achas, então, que a culpa está relacionada aos pais?????
Não, não. Eu não gosto de usar essa palavra. Eu uso a “responsabilidade”. Quando você fala que a pessoa é responsável por aquilo que ela faz, você dá um outro ar a situação. Não podemos ser culpados por uma coisa que não sabemos como funciona, maternidade e paternidade ninguém sabe como funciona.
Isso será vivido na prática.
Isso, vamos aprender na vida.
E como um leigo, assim como eu, vai poder saber que alguém próximo está com problemas seríssimos com as drogas?
Seriíssimo nenhum leigo pode saber, não tem como. Na verdade, a droga movimenta duas coisas na tua vida: Humor e Comportamento. E outras coisas podem mexer com teu humor e comportamento também. Então, o que um pai ou uma mãe vai poder fazer? Eles vão precisar acompanhar o processo de comportamento do filho deles. Os filhos de hoje são diferentes, a educação é diferente, não adianta os pais quererem que seus filhos se comportem como eles se comportavam lá atrás.
E em que tempo eles vão fazer isso? As pessoas andam muito sem o tal tempo. Fica difícil!

Eu vou bater nessa tecla, filho é um produto. Os pais precisam cuidar desse produto. Como e qual a forma que vão fazer isso só a família é quem pode dizer.
Sabe o que é mais engraçado? O cara com a mulher dele arranja tempo, se lasca todinho e o moleque ainda escapole. Sofrível.
Sim, ainda assim o filho escapole. Exatamente, você foi perfeita. Nada do que estamos falando agora dá a segurança aos pais. Ainda que eles sejam super presentes.
Como você reagiria se descobrisse que seu filho escapoliu para o mundo das drogas?
Seria um impacto, eu não sou um super homem, mas eu me responsabilizaria muito mais por trabalhar com isso mesmo antes de ele ter nascido (filho do Dr. tem 17 anos).
E como é a sua relação com seus filhos?
Eu converso muito com eles, inclusive trouxeram da escola, a minha filha tem 13 anos, uma música sobre maconha, até bonitinha, mas eu não vou dizer o nome da escola. E uma vez conversando com ela, dirigindo, ela virou e disse assim: “Papai, provei cerveja!”.
Tua casa caiu kkkkkkkkkk
Eu tomei um susto, mas eu pensei muito bem e não queria ser um repressor naquele momento, perguntei o que ela havia achado. Ela me disse que era amargo. E eu aproveitei para fazer meu discurso de pai sem aquele ar de negativismo. Vivi, somos criados para receber sim, ninguém gosta de não. Então, se você diz não pro seu filho ele vai La e faz só para ter certeza de aquilo seria da forma como o pai ou a mãe falou.
Qual é o efeito de uma droga nociva à saúde? Já que tudo que altera nosso humor e comportamento pode ser considerado uma droga pela Organização Mundial de Saúde. Chocolate, café, açúcar, ....a lista é imensa
Partindo do princípio que todos nós temos predisposição a alguma enfermidade, ela vai atacar primeiro lá. A droga vai direto para o sistema nervoso central, vai correndo se alojar. Não há um único lugar do corpo da pessoa que o Sistema Nervoso não chegue. Alcança tudo, ah não ser que a pessoa tenha tido um derrame que daí fica com o corpo paralisado de um lado. Se o corpo estiver em pleno desenvolvimento de suas funções a droga vai de igual forma para todo o corpo.
E na aparência física o que muda em um usuário de drogas?
Ah, primeiro a magreza extrema, a pessoa vai mudando, ...
Não existe usuário de drogas que seja gordo????
Só se ele começou a dar intervalos na droga, daí passa a comer mais, porque o prazer de comer ...lembra o sistema de gratificação do nosso corpo? O usuário de droga em recuperação ele come muito.
Por isso algumas pessoas fumam para inibir o apetite?
O cigarro não é um inibidor da fome, ele bloqueia os poros da língua e não tem como sentir o sabor da comida. Tem gente que acredita que o cigarro emagrece, mas ele bloqueia e a pessoa não sente sabor no paladar. Parou de fumar os poros param de ser bloqueados e a pessoa passa a sentir mais os sabores dos alimentos.
A droga causa impotência?
Algumas pessoas comentam que a cocaína causa potência sexual, em 70% dos casos, no início do uso ela causa sim, mais ou menos como se fosse um Viagra. Ela melhora o desempenho, mas depois de algum tempo isso se inverte. (Dr., faz uma analogia entre a máquina do homem e a maquina do carro, se vc usa o carro com frequência, pela manhã, à tarde e à noite, é claro que vai ter de trocar logo o óleo do motor. A mesma coisa é o corpo humano, ele também se desgasta, a droga acelera esse processo. Não há coração e nem organismo que aguente).
É considerado um usuário de droga a pessoa que está em qual nível? O que usa todo dia, toda hora ou aquele que não vive sem?
Quem usa uma vez na vida, esse não é um usuário, mas deixa eu lhe explicar. O que os livros comentam é que existe um padrão. De cada 03 pessoas ou mais, usam droga de 15 em 15 dias. Já poderia ser considerado um usuário. Mas a dependência se instala de verdade é quando você realmente sente falta, aí você já não é mais um usuário e sim um dependente químico.
A pessoa não consegue se abster daquilo por nada.
Exatamente.
Digamos que eu tenha um leitor que está na dúvida se é ou não um usuário ele precisa ficar atento a quais sinais?
Meu irmão é o seguinte, sentiu uma vontade forte, incontrolável.. Sabe quando você gosta de alguém de verdade?
Sim!hahahaha
Quando ela te faz falta. Vivi, existe paixão no consumo de drogas.
Que porra de paixão é essa??????
A paixão que nem daquelas pessoas que apanham. Mulher de malandro. Não consegue largar. É a mesma coisa, a paixão, o sentimento em si é bom, mas está vinculado a algo errado. É uma via de mão única.
E o amor de verdade é uma via de mão dupla.
Sim , ele precisa ir e vir. Precisa que seja estabelecido uma relação. A relação de amor com a droga jamais vai ser algo saudável. A pessoa emagrece, cai o cabelo, vai ficando deformado, vai afinando o rosto, fica parecendo um rato.
Ai meodeos agora quando me deparar com alguém por aí com cara de rato já vou achar que é um usuário de drogas, ahahahahah.
Hahahahhaha, mas tem gente que é feio mesmo.
Mas é lógico que a aparência de rato não é suficiente para detectar algo tão sério assim...
Mas naturalmente a pessoa vai ficando com a pele desidratada, vai perdendo a preocupação com a higiene. A maconha vai deixando a pessoa fedorenta. Tem um termo em inglês que significa gambá que é o mesmo nome de uma banda, Skank. Por que tu achas que colocaram esse nome pra quem usa a maconha lá nos EUA???
Sei lá, não quero nem saber, mas nos conte!!!!!!
Eu quero ver um usuário crônico de maconha, que esteja em um grau bem elevado de consumo, que não seja fedorento.
O maconheiro crônico fede????
FEDE! Ele vai perdendo a noção da higiene, a barba fica por fazer, as unhas ficam pretas, os pés no chão, é triste, mas é uma realidade.
Como que faz para sair das drogas?
Muita força, minha irmã. Mas força de vontade não é tudo, é preciso que haja muita coragem. Precisa ter a família ao lado ajudando.
Phodew, tem gente que é só na vida!!!
Esse tem um pouco mais de dificuldade, mas assim como pessoas saem sozinhas das drogas, espero que Deus ajude essas pessoas, algumas mesmo tendo família precisam lutar muito.
Você há de convir que só procura um tratamento quem tem condições. Isso não existe no SUS e muitos que são trazidos pela família ainda vêm forçados. O pobre se lasca de vez!!!!!
O pobre é lascado em todas as situações, não tem pra onde correr.
Hahahahhaha, ai que situação!!!

O governo de forma geral, não só no Amazonas, deveria ter um olhar mais atencioso para esta questão das drogas. Tem panfleto de tudo quanto é coisa, procura pra ver se você encontra um sobre prevenção às drogas ou para procurar ajuda no caso de ser um dependente químico, não tem, poderia existir nem que fossem aqueles bem baratos.
As pessoas que entram no mundo das drogas entram por que querem???
A sociedade julga que sim, a grande maioria pensa dessa maneira.
E você enquanto um terapeuta que trabalha com usuários de drogas, o que você pensa?
Vivi, ninguém entra em algum lugar para sofrer, ninguém. O usuário não faz isso por querer fazer a mãe ou o pai sofrer, ele não quer isso. A droga entrou na vida dele como diversão, por amizade, por curiosidade. Ele queria curtir, conhecer, é uma pena. Às vezes o cara tá passando por algum problema daí encontra um capeta cheio de cocaína e oferece pra ele...
A melhor forma de prevenção às drogas continua sendo o NÃO?
É a melhor saída, principalmente quando você tem condições de ver. Por isso que eu acho que a prevenção precisa ser mais potencializada em nosso governo. Precisa ir material pras escolas, ainda que não tenha palestra, mas que as famílias recebam esse material. Porque todos precisam ter acesso a essas informações. E acabar com essa bobagem de que “ai, isso aqui é muito pesado”. Pesado é o traficante, minha irmãzinha, que fala no ouvido do teu filho dentro da escola. Pesado é o amiguinho que diz pro seu filho que ele pode ganhar 500reais por semana pra levar droga pra dentro da sala de aula, isso sim é pesado.
Prevenção é prevenção, ela nunca, jamais vai ser pesada, oras.
Pesado é o filho morrendo nas drogas, isso que é pesado. Pai e mãe precisam saber de drogas tanto quanto o traficante sabe. Da mesma forma que sabe sobre gripe, catapora, enfim. Em 2009, quase 90 mil famílias em Manaus já estavam com problema dos filhos com as drogas. 90 mil. Tínhamos naquela época 315mil famílias na cidade, ou seja, quase 100mil famílias já estavam com esse tipo de problema. (.....a partir deste momento ele nos explica qual de fato deveria ser a função dos pais e principalmente a dos filhos. Os filhos são um produto que precisam ser cuidado, os jovens tem informação na palma da mão. Se vai sair de casa, avisa pra mãe que hora vai voltar. Isso não custa absolutamente nada).
Tu tens uns 03 livros publicados, todos referentes às drogas, como podemos ter acesso a eles?
Na verdade, mais de 03. Mas o meu livro mais recente, Vidas Descoloridas, é um romance da historia de um usuário de drogas. No livro consta tudo, desde o que ele fazia para enganar os pais, para consumir, como consumir, de que forma ele usava e tudo o que ele fez para sair dela.
E ele conseguiu sair?
Eu quero que você leia, vou lhe presentear com um. E o outro recente, também, é uma revista para criança. A gente ensina como ela pode dizer não. Porque quem te oferece drogas não é um desconhecido, é o teu próprio amigo. Na tua faculdade, na tua escola, no teu trabalho ou teu namorado ou tua namorada. Essa é a realidade.
Queria muito que você deixasse uma mensagem para aquela pessoa que está vivendo um momento difícil e complicado com as drogas.
Não é fácil essa tarefa que você me deu agora, mas olha só, cara, você tem plena condição de mudar sua história. Todos os dias somos bombardeados com pessimismo, situações adversas, momentos críticos. Mas no momento que começamos a nos nutrir com palavras positivas e passamos acreditar nisso a vida muda.
A pessoa insegura é mais propensa a cair nas drogas?
Sim. Freud uma vez disse que até aquela criança que foi mal amamentada, lá na frente, por causa disso, ela pode vir a usar drogas. Precisamos parar na frente do espelho e prestar atenção em como somos belas, belos. Você precisa estar bem pra você. A opinião da parceira, do parceiro é importante, mas você tem de se vestir pra você. Resgatar sua autoestima.
Ok, então fica a dica, qualquer probleminha - por menor que ele seja, corra para fazer terapia, não tem coisa melhor do que pagar para alguém nos ouvir.
Psicólogo não é para doido, para doido é pau.
Kkkkkkkkkkkkkkk
O psicólogo é para ajudar você em qualquer situação de dificuldade emocional que você tenha. Não importa, ele é quem pode te ajudar. Não é o álcool, não é o cigarro, não é a maconha, nada disso. Sai dessa, meu irmão.
Eu passaria a semana inteira conversando com o senhor e ainda nos faltaria tempo para abordar sobre estas questões que englobam todo esse universo das drogas....
Eu também passaria, ....
Aluney, muito obrigada pela sua disposição em nos receber e fazer alguns esclarecimentos pertinentes ao nosso público do Portal. Se fosse possível gostaria que deixasse seus contatos caso alguém esteja realmente necessitado de uma ajuda e queira tirar dúvidas com o senhor.
Vivi, eu que agradeço. Eu digo sempre que você me surpreende, já fizemos programa de rádio, você tinha um programa excelente, continua na TV e tudo mais. Você está sempre nos surpreendendo com o seu talento. Nós precisamos de pessoas irreverentes, pessoas que se sintam bem como são e que mostram que ser loucos e ser feliz é a melhor maneira. Os loucos que me refiro a ti são os que amam mais, os que amam muito. É preciso que a gente persiga os nossos sonhos e você é um exemplo disso para a nossa sociedade.
E eu não uso nenhum tipo de drogas, me orgulho em falar isso \o/
Pois é, a sociedade realmente precisa disso. Por isso que eu sempre te chamei e sempre vou te chamar de Musa da Juventude. Eu é que agradeço o espaço que você nos cede para este assunto. Porque, infelizmente, os meios de comunicação reservam pouca coisa na mídia para abordar sobre isso. Espero que você continue tendo esse sucesso enorme na coluna e em tudo que você faça na vida.
AMÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMMM <3
Deus lhe abençoe, obrigada.
E quem quiser o contato do Dr. Aluney ele disponibilizou na coluna: (92) 9222-0777.
Tenham todos uma semana de paz e harmonia. E para quem estiver enfrentando alguma dificuldade, ou conhece alguém que esteja, eu desejo força e fé. Beijos