"Gravando... Oi Chico, tudo bem?'

Por

13/07/2014 9h38 — em

Dando sequência à série de entrevistas com os candidatos majoritários que disputarão a Eleição 2014, com a palavra: Dep. Marco Antonio – vulgo Chico Preto, PMN,  33.  

Texto: Vivi Cariolano

Fotos Taiane Sales

3,2,1 gravando... Oi Chico, tudo bem?

Tudo Vivi, rs. Vamos lá.

Em nossa entrevista – ano passado, a sua candidatura ao governo já era certa, seu eleitorado já sabia, não é?

Sim, avisei de primeira mão na sua entrevista, um grande número de pessoas também já sabia que entrar no PMN e liderar um partido no Amazonas era o início de uma caminhada que culminaria com uma disputa majoritária. 

Qual o motivo real da sua candidatura, Chico?

Me sinto preparado do ponto de vista espiritual, mais humano e me sinto maduro para tomar decisões que precisam ser tomadas a frente de um governo. Sabe, Vivi, a gente tem que desmitificar isso aí, não é o governador que não vai para dentro de um hospital fazer cirurgia ou vai para uma sala de aula, não é o governador que vai puxar asfalto, ... 

Ele está a frente coordenando, pontuando?

Ele vai tomar decisões coordenando a aplicação dos recursos ao staff, junto ao seu grupo de secretários, cobrando de forma intensa o empenho dessas secretarias. É um compromisso que você assume com a população. 

Acha que é o momento certo para se candidatar ao governo do Estado, então? 

É um sentimento que já me acompanha há algum tempo. Vivi situações na minha vida que – ou pra bem ou para mal, contribuíram exatamente pra que eu chegasse a esta maturidade. Já ganhei, já perdi, eu já me alegrei, já me decepcionei. 

Você falou em nossa entrevista passada que você pouco perdeu U_U

Pouco perdi, mas veja, é bom que eu tenha sofrido e tenha experimentado a derrota. A derrota te torna mais humano, a derrota te torna mais sábio.

Tuas derrotas te moldaram?

Ela nos aproxima mais daquilo que é verdade, que é pé no chão. A vitória tende a nos tirar os pés do chão, de achar que somos onipotentes, já vivi derrotas e vitórias. 

Tem medo de algum dos teus adversários nesta campanha?

Medo? Não, eu não tenho este sentimento. Tenho medo de que o Amazonas não saia do ostracismo do qual se encontra do ponto de vista político. Para mim o Amazonas merece muito mais de como o que a gente está. 

Chico governador qual será a primeira coisa a ser feita?

Tomar pé, deixar claro que a administração pública, o governo do Amazonas e sua máquina, vai se pautar por ética e eficiência. Devemos ter ética e transparência para realizarmos um projeto voltado totalmente para a população. 

Chico e para àquelas pessoas que falam que Dudu e Mestre dos Magos já estão há 30 anos no poder? Você caminhava com Dudu e teve uma ruptura, caminhava com Omar e rompeu também, lembra?

Legal essa pergunta, legal-legal. Convivi com Eduardo, com Omar, convivi com Mestrinho e quero deixar bem claro que não enriqueci, não fiquei milionário, ...

Kkkkkkkkkk  

Convivi com eles e continuo morando na mesma casa, minha vida é Classe Média, sigo um padrão de pessoas normais da grande maioria. Não condeno as pessoas que trabalham com foco para enriquecer e a política não é um meio para que isso aconteça. É válido sim, para mim, uma pessoa chegar e comentar que uma determinada decisão mudou a vida dela, que algo tornou a vida dele melhor. Quer seja para a Educação, Saúde, quer seja para a melhoria do Serviço Público. Esse é o feedback que preciso. 

Então isso te fez deixar o grupo?

Ahhhhhhhh muito bem, ... pois bem, eu ganhei e perdi eleições ao lado de Eduardo, ganhei e perdi eleições ao lado de Omar. Subi em palanque para defender o Prosamim convencendo as pessoas que ele era um bom caminho, uma boa iniciativa e realmente é. Quando Omar ganhou a eleição, em 2010, defendi o Ronda no Bairro na Assembleia. Mas não defendi nomeação sem competência, apadrinhamento político, nem escândalos e não defendia e nem defendo arranjos que mancham e tornam o governo algo pesado. Tem hora que você pesa tudo na balança. 

Fatiar o Estado nem pensar?

Nem pensar. O setor primário de nosso Estado está escangalhado. Entregam a Secretaria de Produção Rural para um esquema político partidário em detrimento daquilo que iria fazer bem para o interior do Estado. O Chico não ia fazer parte disso.

O Chico vazow!!!!!!

Pela mesma porta que Chico entra com dignidade é a porta que também sai com dignidade.

Qual vai ser o tom de sua campanha?

Vai ser de um tom de um Amazonas que precisa ganhar, ousar, tomar fortes decisões e lhe digo que me sinto preparado para tomar essas decisões com equilíbrio e com diálogo. Não dá para dizer que está tudo ruim, algumas coisas foram boas iniciativas e cabe ao novo governante ajustar. O Ronda foi uma boa iniciativa.

Qual seria teu ajuste no Ronda?

Questão de gerenciamento e pessoas com comprometimento. Fazer uma avaliação forte dos contratos que fazem parte dele. Se você ligar hoje para aqueles números muitos não atendem mais...

Dão inexistentes????

Não, não atendem mais.

*o*

Isso é só uma ponta do iceberg, existem questões mais profundas – como te falei, tem a questão de contratos, de recursos, o governante precisa correr atrás de resultados. Não dá mais, Vivi, que se tenha no Amazonas governantes que não entendem que fazer um bom serviço para um Estado é algo trabalhoso. Precisa debater, precisa sentar, dialogar, precisa se empenhar de forma muito intensa. 

Quais teus planos para a Educação?

A Educação para nós será um divisor de água entre passado e futuro do Amazonas. A Educação é uma ação do governo que transforma a vida das pessoas.

Você vai aumentar o salário dos professores? 

Este é um ponto do projeto. E ele vai além. É claro que será necessário que se tenham professores com boa remuneração e professores motivados com a sua missão. Educação precisa ser um campo de transformação de inclusão socioeconômico de nossa gente. 

E a Internet, Chico?

A internet para nós vai ser um serviço na mesma importância da água e da Luz. É impossível pensar em Educação hoje sem a ferramenta da Internet, Vivi. Não dá mais para pensar no Amazonas em distâncias continentais, distância de dias de navegação. A distância aqui é contada em dias até porque os rios são as nossas estradas, nós não temos como viver sem internet. Vamos fazer algo que nenhum governo fez.
 
Que projeto é esse?

Interligar – pelo menos nos primeiros 04 anos, os 20 maiores municípios com banda larga. 

É possível, Chico, isso?

É possível.

Existe algum Estado-modelo para isso?

Existem Estados que têm parâmetros que podem ser seguidos.

Quais?

Espírito Santo, Minas Gerais, ... mas aqui no AM queremos ir um pouco além. Estamos falando de internet por fibra e é possível levar essa fibra para os 20 maiores municípios? É. É algo trabalhoso? É. Mas é para isso que serve um governador do Estado. Cabe a ele dar pulso a isso, envolver técnicos, chamar uma empresa especializada. Construir e defender esse projeto junto ao Governo Federal.

Vou te cobrar isso!!

Pode cobrar.

E em relação à questão da Segurança Pública?

Ronda nos Bairros não funciona sem internet. Os 20 municípios do Amazonas corresponderiam a 70% da população com banda larga. Se tiver internet no interior do Estado teremos segurança estratégica, pois é por onde a informação é passada. Educação tecnológica à distância por causa da internet. A administração pública melhora com a internet. Vivi, tem municípios no interior do Estado que pela falta de internet o prefeito precisa pegar um avião para poder entregar um documento no Tribunal de Contas. 

Ninguém vive sem internet, plmdds!!!!

Sem internet o comércio vai mal, uma administração vai mal. Viu a comparação? Água, Luz e internet. Esse caráter de urgência nós queremos dar a estes serviços. 

Eu vou te cobrar essas promessas, Chico!!!

ÔPA, cobre!!

KKKKKKK, tô falando sério u_u

Isso é um ponto de sustentação de nosso programa. Não há Serviço Público sem internet, não há Comércio, Não há Educação e nem Segurança. A iniciativa privada tem interesse, tenho mantido contatos. Governo de um lado, Iniciativa Privada de outro e o Governo Federal através do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). E quem ganha com isso? Todo mundo. 

E quanto à Saúde do Estado, Chico?

Ainda em relação à Educação, Vivi, você sabe quem será o secretário? 

Me diga.

Você está falando com ele. 

Você será governador e secretário???

Essa atribuição eu não delegarei 100% a ninguém. Eu quero ao lado do staff do governo - conversando com muita humildade, ao lado dos partidos, participar ativamente ...

Vai usar chicote ou terá um caderninho para anotar tudo?

Diálogo, convencimento e planejamento estratégico.

Vai usar palmatória, então?

Não, rs. Mas precisamos fazer com que a comunidade compreenda o papel e a responsabilidade que o professor tem neste processo. Não é a palmatória, não é o chicote, nós devemos trabalhar o desempenho do professor de forma sensata para que a população saiba que é através dele que irão conseguir ferramentas para mudar as suas vidas. A escola precisa entrar na comunidade, devemos trabalhar nesse sentido, isso será fundamental. O resultado do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) também chamado de ENEM MUNDIAL nos apontou uma deficiência em português e matemática.  Essas disciplinas significam para nós o baldrame de qualquer construção.

Baldrame????  (primeira vez que ouço essa palavra!) 

Casa sem baldrame é a casa dos 03 porquinhos, uma casa instável.

Kkkkkkkkkkk

O lobo mau assopra e ela cai. 

Haja baldrame!!!!!!!!! :pppppp

A Educação precisa ter pilar, baldrame, precisa ser forte. Para nós pilar forte é Português, Matemática e Ciências. Sem matemática, sem raciocínio analítico você dificilmente consegue entender Física, Química e Geometria., Desenho, Trigonometria.  Sem português ninguém consegue ler e nem compreender Geografia, História, Literatura e por aí vai. O governo do AM perdeu a capacidade e o ambiente não está atrativo para novos professores destas disciplinas para que eles venham se formar e integrar o quadro da Secretaria de Educação. 

Você quer limpar o nome de nosso Estado no PISA, é isso?

Não. Eu quero transformar a vida das pessoas. Mais do que limpar o nome do Estado, português e matemática e uma boa educação é a chave para que as pessoas possam encontrar oportunidades de trabalho, dignidade. E sem isso acredito que não possamos transformar nosso Estado em forte com grandes oportunidades. 

E na Saúde? Responde Chico. Não tem como o cara estudar doente!

Temos uma rede de SPAs em Manaus...

Você as vê como aliadas?

...serviços de Pronto-Atendimento, tem na Cidade Nova, na Redenção, tem o SPA do Centro, da Colônia Antonio Aleixo, você tem uma rede...

Essa rede continua no seu governo?

Continua, é fundamental dentro da lógica da prestação de serviço na Saúde Pública. Você tem 150 milhões de reais para investir na Cultura, mas tem um povo que está doente, precisamos equilibrar um pouco isso. 

Você já tem um nome para a pasta de Saúde?

Vivi, tem muita gente que se afastou do processo político por decepção. 

Você quer resgatar essas pessoas?

Nós precisamos resgatar essas pessoas com uma proposta pé no chão que paute o governo com eficiência e competência. Precisamos de pessoas que queiram nos trazer a sua contribuição. Que queiram o bem para o nosso AM e para a nossa gente. Precisamos de Corpo com Alma. E essa será uma obsessão de nosso governo, isso vai ser um foco. Nós teremos a humildade de não nos afastarmos do diálogo político que faz parte deste processo. Pessoas tais tipo Marcelo, Braga, Omar, enfim. Alguma experiência eles têm, não sou aquele que digo: “Eu não me misturo”. Política é diálogo, é humildade. 

Tens os nomes de todos que poderiam fazer parte das pastas? Tem isso na cabeça já?

Essa é uma pergunta muito legal.

Então responde U_U

O Amazonas tem hoje umas 50 ou 55 estruturas de comando.

Elas permanecem?

NÃO.

Kkkkkkkkkkkkkkkk  por que não?

Impossível, Vivi. O Amazonas é uma balsa carregada para dar uma volta no rio y-y. Demora muito para resolver as coisas. 

O que vai ser feito?

Precisamos de uma estrutura ágil, bem feita e veja...

Fica por mérito de reconhecimento, plmns?

Sem apadrinhamento político, vamos acabar com essa estória de nomear filha de prefeito disso-daquilo, tem 6mil cargos comissionados dentro da estrutura do governo do Estado. Sabe quanto cargos tem no governo do Obama? 4mil para um país inteiro. E só no AM tem 6mil. 

Na minha entrevista com Marcelo (semana passada) eram 5mil. Aumentou 1mil?

São 6mil cargos comissionados, talvez 5.500 preenchidos . Tem que acabar com isso.

Tchau Cargos Comissionados???

Não, não. Precisamos ter cargos comissionados suficientes para que a máquina ande com competência e com resultado. Tem que parar com essa mania do governador fechar um acordo político e deixar a conta pro Estado pagar, isso tem que acabar.

Nehhh? Powhah

Neh, é isso que não dá mais. Aí vão me perguntar se tenho condições de fazer isso. 

E você tem?

Se chegarmos ao governo do Estado nós queremos sim, após a nossa vitória discutiremos a implementação dessas políticas públicas e com humildade vamos chamar outros partidos para contribuir.  

Quanto tempo vocês terão de TV?

1 minuto e 20 a cada período.

Vai dá para mostrar as propostas?

O Eneias com 15 segundos notabilizou a propaganda eleitoral.

Só dava para dizer o nome dele kkkkk

Com determinação e ousadia nós iremos traduzir as pessoas que não vão acompanhar por mídias, pelo whatsapp, que não vão receber nossa proposta em mãos, elas conseguirão compreender que o Amazonas independente, ousado, vibrante e firme nasce com a nossa proposta. 

E os nomes dos secretários?

O secretário de Educação está aqui.

Quem mais? 

Vivi, tem muitos nomes que a gente conversa.

Me dá o nome do teu secretário de Comunicação, aff

Ah Vivi, tem muita gente desestimulada. 

Mas tem gente receptiva à tua proposta, confere?

Sim. Receptivas à nossa caminhada. E nossa caminhada é marcada pela independência. Tem gente que fica louca com a minha lógica de caminhada. 

QUEMMMMM ENLOUQUECE? 

Os partidos mais avermelhados falam: “esse cara passou pelo Braga, pelo Omar, pelo Melo e não se envolveu em escândalos como é que pode?”. Não é essa lógica que me move. Sempre tive firmeza do meu papel
 dentro da política, nunca me manchei e nunca me perdi. 

Qual vai ser o papel da Silvana? Tua esposa ela já é!!!

Silvana é meu equilíbrio, ela é quem me faz acreditar que no dia seguinte tudo vai ser melhor.

Ela te dá uns tapas na cara quando você precisa acordar?

Ela me dá uns beijinhos u_u

Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Tapa na cara só naqueles momentos bem específicos. 

Kkkkkkkkkkkkk 

Rsrsrsrsrsrsrs. Mas a média é o beijinho, acorda com beijinho.

Esse é papo para outro tipo de entrevista, qual vai ser o papel dela ao lado do Governador Chico? 

A nossa realidade familiar é vivendo a fase de crescimento de nossos filhos. Tenho um menino de 15 e uma menina que fez 9. Abrimos mão de algumas coisas de nossas vidas para que pudéssemos viver isso e valeu à pena.  Não criamos nossos filhos para serem ricos e sim para serem felizes. 

Ela não terá papel no teu governo?

Não sei.  Não é o sonho da Silvana. Ela é empresária, é extremamente bem preparada, ela toca nosso pequeno negócio, não parei ainda para pensar, pois ela já soma comigo em todos os sentidos e todos os dias da minha vida.  

(Chico abre um parêntese e comenta sobre o comprometimento enquanto governador para a Prorrogação da Zona Franca de Manaus e a instalação USA – Universidade do Software do Amazonas). 

Quem vai cuidar da tua campanha?

Eu sou o coordenador da campanha u-u

Não tem marqueteiro?

Somos nós também, temos muita gente boa trabalhando conosco, temos o Mauro (um beijo professor), todos ajudam, mas a coordenação e as decisões finais competirão a mim. 

Por que o leitor do Portal deve votar no Chico?

Temos independência, temos um sonho, o Amazonas merece muito mais e temos uma história pautada por compromisso coragem e doação. Depois de 18 anos de vida pública eu posso lhe dizer que a nossa caminhada é empenhada no compromisso e respeito pelo Amazonas. 

O que podemos esperar da campanha de vocês? 

Te dei algumas pinceladas do que iremos fazer, mas vamos mostrar propostas que tragam o Amazonas para um outro momento político econômico e social. 

Uma mensagem para o dia 05 de outubro:

Muita gente está dizendo que quer coisa nova, quer mudança, quer renovação, mas ninguém vai ter mudança votando nas mesmas pessoas. É hora de acreditar numa caminhada madura e com independência. 

A derrota passa pela tua cabeça? Nem que seja por um segundinho?

A derrota é uma possibilidade daqueles que ousam construir os seus sonhos. Mas quando a disputa é necessária você tem de ir lá e disputar. 

Teu número é o de Cristo nehhh?

Muito bem, você já sabe. 

Sei de todos que já entrevistei, você é o segundo candidato majoritário que entrevisto, faltam 05. 

Tô pedindo teu voto U_U

Kkkkkkkkkk

O seu voto é um voto que forma opinião e um voto de pessoas que pensam em fazer um pouco mais pela nossa Cultura, pelo nosso patrimônio, voto para resgatar valores que estão perdidos. Pensaram tanto em Ópera, em Jazz, mas algumas coisas deixaram para trás.

Você tá falando tanto na Cultura, o Robério fica no teu governo?

Acho que o Robério já deu a contribuição dele já, precisamos de um sangue novo capaz de resgatar aquela parte que ficou opaca. Não porque quiseram que ficasse opaca, mas porque faltou políticas públicas. (Chico cita Povos do Amazonas de como poderia ser um grande celeiro de nossa Cultura para o povo do Estado. A gente comenta sobre a TV Cultura de qual será o papel da emissora em sua gestão, sobre a Santa Casa de Misericórdia também e o resgate da Cultura do Amazonas). 

Quanto ao Nepotismo qual a sua posição?

Eu tive 10 anos atrás dois primos que trabalhavam comigo, primos. Nunca tive irmã, irmão, pai, filho nomeado no governo e são 18 anos de vida pública. 

Você tomando posse vou imprimir cada parágrafo desta entrevista para lhe cobrar depois.

Faça isso, Vivi. E veja, tem muita gente que adora fazer diagnósticos, nós queremos fazer essa diferença não só diagnosticando, mas enfrentando e resolvendo cada problema do Estado do Amazonas e dando dignidade para o povo. Estou com 45 anos bem vividos, já me decepcionei, já me alegrei bastante e me sinto um bebê de alma jovem pronto para enfrentar qualquer desafio. 

Agora para encerrar...

Encerrar dos veras?

Kkkkkkk 

Tá na hora mesmo, Vivi?

Tá, hahaha. Chico me responde por que você merece meu voto?

Vivi, você pertence a uma geração de homens e mulheres abaixo dos 40 que nunca viu o Amazonas ser governado por alguém que quisesse transformar sonhos em realidade ou alguém que tivesse na sua história o traço, a marca, de ter feito da política não um trampolim para enriquecimento, não um trampolim para negócios. Você e todos que estão abaixo da linha dos 40 têm ansiedade, desejo, de ver um governante assumindo compromissos e se doando para o Amazonas e fazer dele um divisor de águas. Vocês são da geração dos que sonham, esperam e lutam para que tenhamos um futuro melhor. Para isso é necessário um governante com pulso, independência e coragem de levar o Amazonas para onde ele possa destravar toda a potencialidade que existe. Jovens como você não viram esse Estado ser governado por ninguém diferente são sempre as mesmas pessoas e juntos, com o apoio de vocês, vamos fazer o Amazonas que todos sonham, pois o Estado merece muito mais!!

Obrigada, Chico.

33, confirma.

Quem tiver perguntas pode nos enviar, faltam 05 candidatos majoritários. Já entrei em contato com assessoria de Eduardo Braga – e inclusive falei com ele pelo whatsapp, estamos só aguardando dia e hora para entrevistá-lo ; )

Beijãoooo <3

www.facebook.com/vivicariolano | Infos (92) 9446-2672 | [email protected] | Twitter | Instagram @vivicariolano 

+