NASA e SpaceX querem lançar satélite para operar contra asteróides

Por Portal do Holanda

23/11/2021 11h10 — em Tecnologia

Foto: Pixabay

A NASA e a SpaceX lançarão para o Espaço hoje (23), o Double Asteróide Redirection Test (DART), um satélite que será usado para destruir um asteróide e conferir se é possível mudar sua rota.

A iniciativa tem como propósito servir de teste para criar um sistema de defesa contra futuros eventos envolvendo asteróides que possam apresentar algum tipo de ameaça à Terra. O DART tem como o primeiro alvo o Didymos, um asteróide composto por duas partes: uma com 160 metros e a outra 780 metros.

O “encontro” entre o satélite e o asteróide tem previsão para ocorrer em 2022 e, ainda que não apresente qualquer risco para a Terra, deverá ajudar a recolher informações preciosas para lidar com os 23 corpos celestes que podem oferecer risco para a Terra, segundo a NASA.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia