Nasa divulga primeiras imagens de Marte feitas por rover Perseverance

Por Portal do Holanda

25/02/2021 15h00 — em Tecnologia

Foto: Reprodução NASA

O rover Perseverance vem rondas em Marte desde o seu pouso na última quinta-feira. Agora, está fazendo o que todo novo morador faz atualmente: enviando fotos da nova casa. Neste caso, é um monte de imagens incríveis de outro planeta.

O instrumento chamado de Mastcam-Z, um par de câmeras coloridas com zoom, mandou 142 imagens do local onde pousou em 21 de fevereiro. Não é diferente de imagens compartilhadas anteriormente pelo rover Curiosity da Nasa, que mandou fotos do seu local de exploração, a cratera Gale.

“Estamos localizados em um ponto ideal, onde você pode ver diferentes características, semelhantes de muitas maneiras às características encontrados pelo Spirit, Opportunity e Curiosity em seus locais de pouso”, disse, em comunicado, Jim Bell, pesquisador do Mastcam-Z na Escola de Exploração Terrestre e Espacial da Universidade do Estado do Arizona.

O Perseverance também enviou uma foto panorâmica usando suas Navcams – câmeras de navegação – no fim de semana. As câmeras estão separadas por 9,5 polegadas para permitir a visão estéreo. As imagens coloridas produzidas pela Mastcam-Z têm qualidade muito parecida à que você esperaria de sua câmera digital HD, disseram funcionários da NASA.

Além do zoom, essas câmeras podem focar para capturar vídeos, fazer imagens panorâmicas e 3D. Isso permitirá que os cientistas da equipe da missão examinem objetos que estão próximos e distantes do rover. Na panorâmica, detalhes pequenos como 0,1 a 0,2 polegada de diâmetro podem ser vistos se um objeto estiver perto do rover, enquanto os maiores podem ser vistos a uma distância entre 3 e 6,5 metros.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia