Cientistas identificam ‘partícula fantasma’ pela primeira vez

Por Portal do Holanda

25/02/2021 10h45 — em Tecnologia

Foto: Pixabay

Cientistas detectaram pela primeira vez na ciência, uma partícula fantasma, neutrino de alta energia, como tendo início em uma estrela sendo engolida por um buraco negro. Antes, os pesquisadores já associavam a origem dessas partículas à relação conflituosa entre buracos negros e estrelas, mas é a primeira vez que eles são capazes de rastreá-las até sua origem.

O neutrino de alta energia originado durante esse fenômeno chegou até a terra e seu caminho no espaço deixou que os cientistas descobrissem sua origem, o que forneceu evidências de que essas catástrofes cósmicas pouco compreendidas podem ser poderosos aceleradores de partículas naturais, de acordo com a revista Nature Astronomy.

Para realizar a descoberta, os cientistas tiveram que refazer o caminho percorrido por um neutrino de alta energia, que foi nomeado ‘IC191001A’ pelos astronômicos. Os cientistas retrocederam pela rota feita pelo neutrino até que, sete horas depois, identificaram um pedaço no céu de onde a partícula teria vindo. Naquela região, havia acontecido o incidente entre o buraco negro e a estrela.

 

 

 

 

 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia