Das pistas para a água: Conheça os carros anfíbios que são vistos como alternativas no trânsito
O trânsito nas grandes cidades está cada vez pior, e não é só no Brasil. Embora os governos costumem investir em novas vias e no transporte público, há uma terceira opção: o transporte aquático. Aí que entram os carros anfíbios, que surgiram pela primeira vez em 1805, nas mãos do inventor norte-americano Oliver Evans.
Veja nas imagens a seguir a evolução desse tipo de veículo, encarado há centenas de anos como uma alternativa aos congestionamentos .
.jpeg)
O primeiro e úncio carro anfíbio produzido em série foi o alemão Amphicar, produzido de 1961 a 1968.
Um porém dos carros anfíbios é a sua velocidade limitada, tanto na água quanto em terra, no caso do Amphicar, ele atingia apenas 11 km/h na áhua e 113 km/h no asfalto.

Com o passar dos anos, os carros anfíbios foram ganhando tecnologia e ganharam até réplicas de modelos de rua.
Um exemplo é o modelo Aquada, produzido pela empresa britânica Gibbs Technologies. O Aquada é capaz de atingir 160 km/h na terra e 55 km/h na água, o modelo é equipado com um motorzão V6 e tração traseira.
.jpeg)

Esse é um recordista de velocidade no mundo dos carros anfíbios, o Rinspeed Splash.
O modelo usa uma tecnologia de hidrodinâmica que permite ele ser alçado para fora da água, o modelo bateu o recorde de 50 km/h na água, já no asfalto tem velocidade máxima de impor respeito: 200 km/h
.jpeg)

.
ASSUNTOS: Tecnologia