Compartilhe este texto

Astrônomos descobrem planeta em formato de bola de rugby

Por Portal do Holanda

12/01/2022 16h19 — em
Tecnologia


Foto: Pixabay

A Agência Espacial Europeia anunciou terça-feira que o satélite da missão Cheops identificou um exoplaneta que não é uma esfera. Esta é a primeira vez que uma deformidade foi encontrada em um planeta.

O planeta, agora chamado WASP-103b, está localizado na constelação de Hércules. Acredita-se que tenha sido distorcido por fortes forças de maré entre o planeta e sua estrela hospedeira, WASP-103.

Na Terra, por exemplo, a lua afeta as marés do oceano, mas muito menos do que o observado no WASP. A estrela observada é cerca de 200 graus mais alta que o sol e 1,7 vezes maior que o sol, o que poderia explicar o exoplaneta esférico deflacionado.

A descoberta foi feita pelo telescópio espacial Cheops, que faz parte da missão de mesmo nome.

Os telescópios espaciais Hubble e Spitzer da NASA também ajudaram a construir os dados. Os cientistas detalharam a descoberta em um artigo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia