Compartilhe este texto

Surto de síndrome 'mão-pé-boca' em crianças acende alerta; conheça sintomas

Por Portal do Holanda

09/12/2021 13h58 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Divulgação/Prefeitura de Araguaína

A síndrome mão-pé-boca é causada pelo vírus Coxsackie, ataca o sistema digestivo e é altamente contagiosa. A principal característica da doença é o aparecimento de bolhas na pele nas três regiões do corpo, por isso o nome. Em Araguaiana (TO), creches registram 61 casos da síndrome 'mão-pé-boca' em crianças em uma semana

Os sintomas incluem febre, mal-estar, dor de garganta e feridas na pele. No fim de novembro, Palmas já havia emitido alerta para a síndrome. A maioria dos infectados são crianças de menos de cinco anos, mas a doença é altamente contagiosa e pode atingir adultos. A dor da garganta causada pela infecção, pode fazer a criança deixar de comer e beber água na quantidade necessária, causando desidratação.

A falta de higiene das mãos pode contaminar superfícies, facilitando a transmissão também pelo contato com certos objetos. A orientação principal é para quem apresentar sintomas ficar em casa, e redobrar os cuidados de higiene.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar