Síndrome de Ménière: Conheça doença rara que afeta Jessie J

Por Portal do Holanda

28/12/2020 10h24 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução / cantora descobriu que está com síndrome rara

A Síndrome de Méniere, doença que afetou a cantora Jessie J, é uma condição rara que atinge o ouvido interno, causando tonturas frequentes, zumbido e perda da audição.

Os sintomas dessa síndrome surgem repentinamente, e poder durar apenas alguns minutos ou horas, e a intensidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa.

Os sintomas são: enjoos e tonturas, perda temporária de audição, zumbido no ouvido, sensação de ouvido tampado. Aos persistirem os sintomas um otorrinolaringologista deve ser procurado.

A Síndrome de Ménière não tem cura, mas existe tratamento para conter os sintomas.  A doença se manifesta em pessoas entre os 20 e 50 anos, e sua causa não é exatamente definida, mas acredita-se que ela possa ser provocada pelo acúmulo de líquido nos canais do ouvido.

O tratamento consiste além dos remédios e fisioterapia, em algumas restrições alimentares, como evitar sal, cafeína, álcool e nicotina, além de evitar muito estresse.

A Síndrome de Ménière também pode ser causada por alergias, enxaquecas, pancadas na cabeça, infecções virais e resposta exagerada do sistema imune.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar