Fcecon disponibiliza 23 leitos para pacientes com câncer e Covid-19

Por Portal do Holanda

30/12/2020 16h35 — em Saúde e Bem-estar

Ação integra quarta fase do plano de contingência no enfrentamento ao coronavírus. Foto: Laís Pompeu

Manaus/AM - A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) reorganizou sua infraestrutura e disponibilizou, nesta terça-feira (29), 23 leitos para o atendimento de pacientes com câncer diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19).

Cinco são Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A ação faz parte da quarta fase do plano de contingência do Governo do Estado no enfrentamento ao coronavírus.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o hospital reorganizou o serviço de Urgência, o Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA) e o 4º andar da unidade hospitalar para o atendimento aos pacientes com câncer diagnosticados com o novo coronavírus.

Ele explica que a estrutura do CCA foi transformada em UTI Covid-19, com cinco leitos. Na Urgência, foram instaladas as salas Vermelha e Rosa, respectivamente, com três e cinco leitos. No 4º andar estão disponíveis dez leitos clínicos.

Ao chegar à Fundação com os sintomas da doença, o paciente realiza o teste rápido, tomografia, raio-X do tórax e mede os níveis de oxigênio no sangue, e um médico avalia os resultados dos exames.

“Caso o resultado dos exames seja positivo, dependendo do quadro clínico, há três alternativas. Ele (paciente) pode ser internado na sala Vermelha ou na Rosa, ou pode ir para o 4º andar. Em situações que necessitam de cuidados intensivos, ele é transferido para a UTI Covid, localizada no 2º andar da unidade hospitalar”, explica Mourão.

O médico alertou que o Amazonas vive um momento delicado, por conta do aumento no número de casos de Covid-19 e de pessoas contaminadas. Nesse contexto, segundo ele, os pacientes com câncer necessitam de cuidados especiais por serem do grupo de risco.

“Eles são imunodeprimidos, ou seja, os mecanismos normais de defesa do organismo contra infecções estão comprometidos”, alerta.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar