Saiba quais são exames são feitos para descobrir infertilidade

Por Portal do Holanda

07/04/2021 14h14 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Pixabay

Se você está há muito tempo tentando engravidar, tendo relações sexuais frequentemente e mesmo sem métodos contraceptivos ainda não conseguiu, o indicado é buscar ajuda profissional. Conheça alguns exames, tanto para homens quanto mulheres, que atestam a infertilidade e ainda te guiam para o caminho de realizar a gravidez:

1. Ultrassom endovaginal: identifica se há problemas na anatomia do órgão reprodutor feminino que podem impedir uma fecundação.

2. Ultrassom seriado ou Rastreamento de Ovulação: é o ultrassom endovaginal feito de forma sequenciada, por 3 ou 4 vezes. Ele acompanha a ovulação e ajuda a calcular o período fértil.

3. Histerossalpingografia: é realizado a partir da aplicação de contraste através do canal vaginal, combinado à uma série de raio-x. Ele verifica integridade morfológica e funcional das tubas e da cavidade uterina.

4. Video histeroscopia: é usado uma microcâmera pela vagina e pelo colo do útero, para detectar a existência de alterações como mimosa, pólipos, processos inflamatórios, malformações e aderências.

5. Espermograma: analisa volume, concentração (quantidade), motilidade e morfologia dos esparmatozóides produzidos.

6. Ultrassom de testículos: avalia presença de varicocele ou outras alterações que podem estar relacionadas com infertilidade. Também apresenta indicações específicas, logo, não deve ser feito em todos os pacientes.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar