Pesquisa alerta que reinfecção por covid aumenta riscos de quadro grave

Por Portal do Holanda

05/04/2021 11h58 — em Saúde e Bem-estar

Vírus pode complicar o quadro - Foto: Divulgação

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (5), por pesquisadores da Fiocruz, Instituto D’Or e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) indicam que casos de reinfecção por covid-19 podem ser ainda mais perigosos para o organismo do que a primeira contaminação.

De acordo com as informações, esse risco é ainda maior em pacientes que tiveram quadro leve ou moderado da doença. Isso porque o vírus (ainda que não seja nenhuma das novas variantes), pode causar um processo inflamatório grave no corpo e desencadear sintomas mais agressivos.

Até então, muitos especialistas acreditavam que a reinfecção só era possível a partir da contaminação por uma nova cepa, mas essa tese caiu, embora as variantes representem um risco maior à saúde.

O resultado da pesquisa ainda não foi revisado, mas os parâmetros e dados são precisos e indicam que é necessário manter os cuidados preventivos e evitar exposição ao vírus.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar