Especialista explica tipos de dor de cabeça e tratamentos

Por Portal do Holanda

05/04/2021 14h31 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Divulgação / Dicas de como reduzir as dores de cabeça

Manaus/Am - A cefaleia nada mais é do que o termo oficial usado na área da saúde para designar a popular “dor de cabeça”.  São mais de 150 tipos, podendo acontecer somente a “dor de cabeça” ou vir associada a náuseas, sensibilidade ao odor, a luz, aos sons e tantos outros sintomas. Ela pode ser uma doença única ou pode ser também apenas um dos sinais de outra doença, como por exemplo, a pressão alta ou se manifestar antes de se ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Mas como saber o que tenho? Como tratar? Primeiramente deve-se procurar um profissional da área da saúde, dentre as várias especialidades podem ser necessárias o cirurgião dentista, neurologista, fisiatra e fisioterapeuta. O professor da UEA, Dr. Flávio Fayad,  explica que a pessoa com dor de cabeça nunca deve se auto medicar. “O tratamento irá variar conforme o tipo de cefaleia apresentada pelo paciente, entre os procedimentos estão a remoção de situações estressantes que possam desencadear a dor, medicamentos para o alívio dos sintomas e talvez até a total cura do paciente”, explica o cirurgião dentista.

‘Cefaleia de Tensão’  

Neste tipo de dor de cabeça o paciente precisa evitar o estresse e o apertamento muscular que seriam o gatilho de dor. “Para ajudar é utilizada a aplicação do Botox, na musculatura tensionada diminuindo a força muscular e consequentemente a dor de cabeça.  Outro clássico é a Enxaqueca que se caracteriza por ser uma dor pulsante em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois) e vem acompanhada de enjoo, vômito e dores diante de luzes e sons (fotofobia e fonofobia)” explica Fayad. As causas mais comuns da enxaqueca vêm do estresse, da falta de sono regular e de uma alimentação não balanceada.  

Alberto Dantas, paciente do Dr. Flávio Fayad diz que chegou com muita dor na clínica do cirurgião bucomaxilofacial em busca de uma solução. “Cheguei com muita dor do lado esquerdo e depois dos tratamentos que ele indicou e dos procedimentos a dor sumiu. A dor era tanta que eu não conseguia mastigar, mas agora estou bem. A forma dele lidar com as pessoas chamou minha atenção sempre preocupado e foi muito atencioso com meu caso. Qualquer sintoma que fuja ao normal indico o Dr. Flávio Fayad”, enfatizou Dantas.

Prevenção

O cirurgião bucomaxilofacial, Flávio Fayad dá algumas dicas simples e importantes para se evitar a “dor de cabeça”. “Primeiro, reduza o nível de estresse pois o mesmo pode afetar seu sistema imunológico e também diminuir a capacidade de cicatrização do seu organismo ; segundo, tenha um sono regular e saudável, porque dormir bem faz parte do seu processo de renovação diária; terceiro, tenha uma alimentação regular e saudável, evite longos períodos de jejum, evite alimentos industrializados e bebidas alcoólicas, diminua o nível de cafeína e outros alimentos estimulantes; quarta e última dica, faça exercícios físicos regularmente para liberação de endorfina”, explica. Na dúvida é preciso procurar um profissional especializado para cada caso.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar