Hipertensão é principal fator de AVC; doença que matou Tom Veiga
Tom Veiga, que deu vida a Louro José, morreu neste domingo (1) em decorrência de um AVC hemorrágico, causado por um aneurisma. A condição é caracterizada pelo sangramento causado pelo rompimento de um vaso cerebral, motivado principalmente pela hipertensão, e doenças cardíacas.
Apesar da gravidade e do alto índice de mortes, algumas recomendações são feitas por especialistas, para evitar o AVC. Confira:
- A hipertensão é o maior fator de risco, responsável por 50% dos casos. Mantenha a pressão em índices normal, reduzindo o consumo de sal, e mantendo uma alimentação rica em fibras, legumes, frutas, verduras e cereais.
- O colesterol ruim (LDL) representa 25% das causas de AVC. Para diminuir o colesterol ruim, evite o açúcar refinado, farinha branca, industrializados, carnes gordurosas e margarina. Prefira peixe, nozes, castanhas e produtos integrais.
- O diabetes também deve ser controlado, para evitar lesões no endotélio e doenças cardíacas. Manter a saúde do coração em dia também é essencial.
- A obesidade favorece o aparecimento da pressão alta, colesterol e diabetes, fatores de risco. Controle o peso com uma boa alimentação e exercícios físicos. O sedentarismo também contribuí para o aparecimento de doenças.
- Não fume. As substâncias contidas no cigarro lesam o endotélio e estimulam o processo de aterosclerose. O tabagismo indireto também traz consequências. Há estudos que mostram o aumento do número de casos de AVC em pessoas que convivem com fumante, quando se analisa a corrente sanguínea.
- Durma bem. O sono irregular aumenta a pressão arterial e a arritmia cardíaca, uma noite de sono de 7 a 9 horas é suficiente para regenerar as células lesadas durante o dia.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar